1.3.16

9 de Março


1950. Predio do antigo Fórum de Macapá,. em construção

1640 – O rei de Portugal expede uma Carta-Régia autorizando a construção de uma fortificação na foz do rio Curiaú, sob o comando de Antonio Gonsalves, então superintendente das Obras da Província do Pará.

1895 -  Às 8h30, o governador Charvein, de Caiena, reúne em seu gabinete membros do Conselho Consultivo da Guiana Francesa e, sem autorização de Paris, decide pela intervenção militar à vila de Amapá.

1916 – Pela lei nº 1711, a sede do município de Mazagão passa a se denominar Mazaganópolis, perdendo a categoria de sede da comarca, e a constituir-se no 2º distrito judiciário da Comarca de Macapá. (Meira, Silvio – Fronteiras Sangrentas)

1946 – Pela primeira vez em Macapá, é exibido um filme de longa metragem: “Um Barco e Nove Destinos”, direção de Alfred Hitchcock, protagonizado por Tallualad Bankead,  cujo cenário é a Segunda Guerra Mundial. Produção Americana.

1989. Pela portaria ministerial nº 202, o Ministério da Justiça delimita a Área Indígena Juminã (41.601 km2), no município de Oiapoque.

1990 – É inaugurado o Teatro das Bacabeiras, com o nome de Cine Teatro de Macapá. Teve sua construção iniciada em 1984 e concluída em 1990, sendo inaugurado em 9 de março.. Caracteriza-se pela arquitetura moderna, estilo que o guarneceu de grande imponência, atribuindo-lhe especial destaque no patrimônio arquitetônico da cidade de Macapá. Em sua inauguração, foi denominado de Cine Teatro de Macapá. Em 09 de março de 1992, passa a ser chamado de Teatro das Bacabeiras.

2000 – O presidente da AL, Fran Junior, torna público, através de declaração assinada em cartório (Cartório Jucá, 1º Ofício de Notas e Registros), que “na condução do meu processo de afastamento da presidência desta Casa de Leis, adotei expedientes não convencionais que consistiram em adulterar documentos contra a pessoa do deputado estadual João Jorge Goulart Salomão de Santana como forma de vincula-lo a falsos ilícitos relativos ao uso dos recursos desta casa. A presente declaração tem por objetivos esclarecer, invalidar ou substituir toda e qualquer documentação que venha a ser apresentada nos termos de que trata a presente declaração, mais especificamente, no concernente a desmentir toda e qualquer denúncia falsamente proferida contra a pessoa do deputado estadual João Jorge Salomão, envolvido no afastamento de minha pessoa da presidência desta casa”.

2001. Um grupo de 14 estudantes alemães passam 12 dias na região do Maracá, junto com acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unifap. Durante este período eles tiveram contato com a biodiversidade amazônica existente no Amapá.

2004. Macapá. É realizada a primeira cirurgia de ponte de safena, coordenada pelo médico Antonio Furlan, no Hospital São Camilo, através de convênio com o GEA. Paciente de 55 anos.

2005. Iepa obtém, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), credenciamento para manipulação biogenética exclusiva das coleções do herbário da fauna amapaense. Com esse credenciamento, o Amapá passa a ter autonomia para monitorar o acesso à sua própria biodiversidade. A partir de agora qualquer amostra da fauna ou flora coletados no Estado tem que ser informado primeiramente ao Iepa, que fica responsável também por fornecer autorização da saída ou incluir a pesquisa na coleção do instituto. 09 de março de 2005.

2005. Iepa. Divulgação dos primeiros resultados com clonagem vegetal, em abacaxi e banana. Distribuição de mudas a diversos agricultores do Estado, pelo Rurap.

2005. Setec. Instalação, a titulo experimental, do primeiro sistema de energia alternativa solar fotovoltaica na vila do Sucuriju, com geração de energia 24 horas, e primeiras experiências de dessalinização para melhoria do abastecimento de água. Convênio com a Universidade Federal de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário