13.3.16

22 de Março


1950. Macapá. Praia da Vacaria (Orla de Macapá, proximo à Fortaleza)



          1730 – O rei de Portugal, d. João V, escreve ao governador do Pará, Bernardo de Souza Freira, autorizando o engenheiro Carlos Varjão Rollim a percorrer a costa setentrional brasileira desde o Cabo do Norte até o rio de Vicente Pinzón (Oiapoque), assinalando os lugares propícios à construção de fortalezas, e que fiquem mais próximas daquele rio.

          1772 – O governador do Pará, Pereira Caldas, consulta o rei de Portugal se deveria suspender ou dar prosseguimento aos trabalhos de conclusão da Fortaleza de São José de Macapá, em razão das despesas contraídas e das perdas de vida ocorridas desde o início dos trabalhos de construção até o presente momento.

          1808 – D. João 6º, já no Brasil, assina declaração de guerra à França.

          1933. É criado, pela Lei Estadual (do Pará), nº 931, o Distrito do Bailique.

          1943 – São instalados em Oiapoque, na vila do Espírito Santo, ex-Martinica, os serviços do Sesp (Serviço Especial de Saúde Pública), funcionando como uma espécie de subposto do Amapá, para investigação de veículos causadores das principais doenças tropicais da região.

          1957 – Chega a Macapá o terceiro grupo de japoneses, composto de 20 famílias.

          1996 – O governador do Amapá, João Alberto Capiberibe, sanciona a Lei n 0264, que torna obrigatório em todo o Estado do Amapá o uso do cinto de segurança. Capiberibe também sanciona a lei n 0262, que autoriza o Estado a construir um memorial em homenagem às vítimas do naufrágio do barco Novo Amapá.

2003. Sanção da Lei Orgânica da Policia Civil, que beneficia 900 servidores da área de Segurança Pública


          2004. Macapá. A Escola Estadual Maria Carmelita do Carmo, localizada no bairro do Buritizal, é agraciada, pelo Ministério da Educação (MEC), com o Premio Grupo Ciência. Representantes da Escola receberam o premio em Brasília-DF. Ela participou com 29 outras escolas brasileira selecionadas. O prêmio é de R$ 20 mil, que serão investidos em projetos educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário