5.3.16

11 de Março


1950. Aula de Cozinha na Escola de Prendas Domésticas de 
Macapá, atual Escola Estadual Irmã Santina Riolli.

1919 – Nasce em Belém, Wilson Carvalho

1945 – Chega a Macapá pela primeira vez, o poeta Arthur Nery Marinho.

1946 – O cabo do Exército Alfredo Oliveira chega pela primeira vez ao município de Amapá, como militar à disposição do Governo do Território do Amapá.

1998. O vice-presidente e Corregedor Geral do Tribunal de Justiça do Amapá, Luiz Carlos Gomes dos Santos, manda publicar um Edital para habilitação de Tabelião e Oficial de Registro Civil de Pessoas Naturais, no Diário Oficial do Estado. Com isso, ele pretende ampliar o atendimento cartorário de Macapá, até então sujeito a apenas um cartório (Cartório Jucá), desde 1957. Assim, nasce o embrião do segundo Cartório de Notas do Estado: Cartório Cristiane Passos.

2002 – No período de 11 a 13 de março, esteve em Macapá uma comitiva formada por térnicos e dirigentes do Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e do Ministério do Meio Ambiente, entre outros organismos internacionais, que vieram para avaliar a execução dos projetos ambientais que estão sendo desenvolvidos no Estado com recursos do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG-7). Chefiada por Josef Llyd Leitmann, coordenador do PPG-7, a comitiva participou de reuniões na capital durante dois dias, depois seguiu para Laranjal do Jari, onde vai inaugurar a Biblioteca Publica  Ambiental e visitar outras obras como a Industria de Biscoitos de Castanha do Iratapuru, também construída com ajuda dos recursos desses doadores.      Acompanharam a cmitiva na visita às instalações do IEPA (Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Amapá) os técnicos da Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), tendo à frente o secretário interino Antonio Carlos Farias. “A missão vem também conferir o quanto o Estado avançou nas questões ambientais, e como o PPG-7 pode disponibilizar de mais recursos aos projetos para os próximos anos”, adiantou o secretário Farias.

2004. O Amapá é representado por 300 integrantes, que participam do I Seminário Cultural da Amazônia, em Belém, de 08 a 12 de março. O dia 11 foi a noite oficial do Amapá, que apresentou grupos de danças, cantores, exibição de vídeos, fotografias e artes plásticas.


2004. Amapá. Instalação, em nível experimental, do primeiro sistema de energia alternativa solar fotovoltaica na vila de Sucuriju, no município de Amapá, com geração de energia 24 horas, e realização das primeiras experiências de dessalinização para melhoria do abastecimento de água. Convênio com a Universidade Federal de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário