1.3.16

6 de Março


1626 -  Os religiosos de Santo Antonio  fundam em Belém (Pará) seu primeiro convento. (Rio Branco, Efemérides).
           
1682 – O rei de Portugal escreve ao governador do Pará, Francisco de Sá e Menezes, noticiando-o da situação das fortificações localizadas no Cabo do Norte.

1752 – Mendonça Furtado chega nesta data a Macapá pela primeira vez, em viagem de inspeção, permanecendo até 1º de maio.  Veja parte do relato da  viagem de Mendonça Furtado  em “Registros Históricos”.

1754 – O governador do Pará escreve ao rei de Portugal referindo-se à construção de um quartel apropriado para alojar dois regimentos de infantaria recém-chegados de Lisboa, sendo um destinado a guarnecer fortalezas em Macapá.
           
1761 – É inaugurada a Igreja de S. José de Macapá, pelo bispo de Belém Dom Frei João de São José e Queiroz, na presença do governador do Pará, Manuel Bernardo de Melo e Castro – substituto de Mendonça Furtado. Na ocasião, o governador, ao constatar a fragilidade das defesas  da cidade e do rio, encarrega Gaspar João Geraldo Gronfelts de preparar uma fortificação provisória. Ver 31 de julho de 1761..

1915 – Nasce Dom José Maritano, primeiro Bispo Prelado de Macapá.

1955 – É realizada, em Macapá, a Segunda Cesareana da história, pelos médicos Cláudio Lobato, Demétrio Medrado e Joaquina Pacheco. A anestesista foi a enfermeira Zuleica Reis Nobre. A paciente foi Dolores da Cunha Mendes, e a criança, do sexo masculino, pesava 4,2 quilos.

1957 – Chegam a Macapá para atuar no Hospital Geral, religiosas da Congregação de Nossa Senhora Menina. São as irmãs: Raquel, Santina Riolli, Vitória, Ipólita, Afonsa, Paula, Rosa e Silvia.

1967 – O agrônomo Jorge Nova da Costa é designado para a comissão encarregada de propor a reestruturação do Ministério da Agricultura.

1976 – O padre Rogério Alicino (Pime) é nomeado vigário geral da Prelazia de Macapá até 1977, em substituição ao padre João Airaghi. (Bubani, Ângelo).

2009. Oiapoque. Na comunidade de Patauazinho, entrega de certificado de Comunidade Quilombola, pela Fundação Palmares.


2011 – O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) recebe o Selo de Controle de Qualidade de Leite 100% pasteurizado. A aprovação foi feita pelo laboratório Control Lab, credenciado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite. A partir de agora o leite humano, fornecido à unidade de cuidados neonatais do HMML, será de total confiança, além de levar segurança e qualidade de vida às crianças daquela casa de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário