5.3.16

12 de Março


1950. Macapá. Prédio da Central de Polícia. Av. Presidente Vargas,
 entre as ruas São José e Cândido Mendes.

1773 – Devido às perseguições por parte dos índios Camopi, três famílias açorianas sobreviventes resolvem migrar de Ilha de Santana para Mazagão, ajudadas pelo próprio governador do Pará, Ataíde Teive.

1920 – O governo federal nomeia o engenheiro Gentil Norberto, chefe da comissão encarregada de fundar e colonizar Clevelândia, em Oiapoque. Ver 13 de março de 1920.

1920 – O jornal A RAZÃO, de Belém, combate a pretensão dos amapaenses de quererem uma organização administrativa autônoma.

1949. É fundado em Macapá o Grêmio Literário e Cívico Rui Barbosa, congregando alunos do então Ginásio Amapaense, atual Colégio Amapaense. A primeira diretoria ficou constituída de José Raimundo Barata (presidente), Mário Quirino da Silva (Orador), Edilson Borges de Oliveira (tesoureiro). No dia 24 de março deu-se a posse da primeira diretoria, em solenidade ocorrida no salão nobre da Escola Profissional Getúlio Vargas (atual Escola Estadual Antonio Cordeiro Pontes).

1973 – O Ginásio de Macapá muda a nomenclatura para Ginásio Integrado de Macapá, passando a receber alunos do sexo feminino.

1985 – Uma das ruas do bairro Perpétuo Socorro passa a se chamar Rua Maria Gertrudes Gaia, em homenagem a uma das fundadoras da Escola de Samba Maracatu da Favela. Ver 07 de setembro de 1973 e 19 de junho de 1980.

2002 – O Estado do Amapá recebeu a visita de quase 2 mil turistas, procedentes da Alemanha e Inglaterra. Eles cumprem uma agenda turistica pela América do Sul e vêmao Amapá por intermédio da Agência Cassisporé de Turismo, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento de Turismo do Amapá (Detur) e da Secretaria de Estado da Industria, Comercio e Mineração (Seicom).

2004. A Policia Militar do Amapá, orientada pelo Ministério Público Estadual, afasta os oficiais envolvidos no caso da armação ao jornalista Hélio Nogueira, onde foi forjado um flagrante, em março de 2000, de tráfico de drogas. O afastamento foi decidido a partir de denúncia do jornalista, que gravou uma conversa mantida com o ex-comandante da PM, coronel Leonildo Barreto, em que este insinua que a prisão teria sido “armada”.   Os oficiais afastados são Leonildo Barreto (Cel PM), Carlos (TenCel PM), Ricardo Leão Dias (Cel PM), Correa (Major PM).

2006. A agência O Globo publica noticia sobre a descoberta de um observatório celeste descoberto em Calçoene, no Amapá. Ver Amapá Registros Históricos, da mesma data.

2010. Abertura da Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia, realização do Governo do Amapá e da Universidade Federal do Amapá (Unifap), para discutir as prioridades na área, biotecnologia e biodiversidade (recursos aquáticos e minerais), além de implementações de ações induzidas para áreas de pesquisa e projetos para bolsas de iniciação científica (mestrado e doutorado). As exposições , debates e encaminhamentos finais ocorridos na Conferência serviram de subsídios para referendar a proposta do Amapá na Conferência Regional Norte de Ciencia e Tecnologia, realizado nos dias 18 e 19 de março de 2010, em Belém (Pará).

2010. É inaugurado, em Macapá, o Cine Mairi, na Fortaleza de São José. A nova instituição tem convênio com o Ministério da Cultura (MinC). Na ocasião foi exibido o documentário “Fortaleza, Nosso Forte, Nossa História”


2012. Macapá. A Rádio Difusora de Macapá instala novos transmissores e já transmite em alta qualidade. São dois transistores, um em Ondas Médias, de 25 KW, e outro de Ondas Curtas, de 10 KW; A instalação dos novos transmissores faz o sinal da RDM melhorar em 90%

Nenhum comentário:

Postar um comentário