25.3.16

27 de Março


1950. Macapá. Professores Mario Quirino e José Barroso Tostes, ao lado da Igreja de São José

1960 – O vice-presidente da República, João Goulart, visita Macapá juntamente com o marechal Henrique Teixeira Lott, em campanha política. (Jornal Amapá, desta data). 

1972 – O padre e médico pediatra camiliano Raul Matte chega a Macapá pela primeira vez para assumir a direção clínica do Hospital São Camilo.

1981 – É lançado ao “mar” o navio “Catamarã Amapá”, da ENASA (Empresa de Navegação da Amazônia), para fazer a linha fluvial Macapá-Belém. (Jornal Marco Zero, de 28 de março de 1981).

1989 – O governador do Amapá, pelo decreto n 12, cria nas sedes dos municípios do Estado, à exceção de Macapá, delegacias regionais de Educação e Cultura.

1990 – É fundado em Macapá o Sineeap (Sindicato dos Engenheiros do Estado do Amapá). A primeira diretoria é composta pelos engenheiros Francisco Régio de Oliveira Costa (presidente) e Eraldo da Silva Alves (vice-presidente).

1990 – O prefeito de Macapá, João Alberto Capiberibe, assina a Lei n 369/90, que dispõe sobre o valor máximo obrigatório para troco ou isenção de pagamento nos transportes coletivos de Macapá.

1996 – A juíza de Direito de Ferreira Gomes, Elayne da Silva Ramos Cantuária, preside o 1ª  Júri Popular no município de Porto Grande. Atuaram os advogados Luiz Marcos da Silva (acusação) e João Ferreira dos Santos (defesa). O  réu foi o garimpeiro Leônidas Cruz Alves, vugo  “Morte  no  Pé”, que pegou 19 anos, por homicídio. O crime aconteceuy em 1994.

2001 – O jornal “Correio Popular”, de 27 de março, publica uma reportam sobre o Amapá, intitulado “Amapá: um Brasil que todos brasileiros conhecem”.

2002 – A companhia britânica Britsh Petroleum começa a pesquisar a costa do Amapá (cerca de 200 milhas, aproximadamente 400 km), no municipio de Amapá, em direção ao mar, em busca de petróleo.

2004. É inaugurada, em Laranjal do Jarí, a sede própria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O prédio foi edificado ao lado do Fórum da cidade, na Avenida Tancredo Neves, no bairro do Agreste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário