9.3.16

16 de Março


1734 – O rei de Portugal escreve ao governador do Pará, referindo um incidente que teria ocorrido entre franceses e portugueses no Cabo do Norte, e confirma que “as terras desta Coroa se estendem até a margem meridional do Rio de Vicente Pinzón”.

 1916 – O historiador Henrique Jorge Hurley é nomeado promotor público de Macapá. Militar paraense, Jorge Hurley é promovido em 1904 no posto de capitão e passa a comandar a 2ª Companhia do Corpo de Infantaria do Pará, ingressando neste mesmo ano na Faculdade de Direito do Pará. Em 1907 deixa a vida tornando-se advogado em Belém. Sempre ligado ao Jornalismo, trabalhou um bom tempo no jornal “A Província do Pará”. Em 1911 é nomeado juíz substituto da Comarca de Baião (27 de maio). Em 21 de março de 1914 é nomeado promotor público de  Curuçá.

 1918 – O padre belga Júlio Maria de Lombarde é nomeado diretor da Instrução Pública, pelo intendente de Macapá Alexandre Vaz Tavares.

2001 – É inaugurada em Macapá a Casa-Abrigo Fátima Diniz, pelo governador João Alberto Capiberibe. Parceria entre o Governo do Amapá e o Ministério da Justiça (Conselho Nacional dos Direitos da Mulher).

2002 – É inaugurada na comunidade de São Joaquim do Pacuí, uma fábrica de farinha de mandioca com capacidade para produzir até 20 toneladas da farinha por mês.


2004. O Governo do Amapá transfere o Centro de Convivência do Matapi Mirim à Prefeitura Municipal de Santana. O prédio fica localizado na estrada que dá acesso ao Delta do Matapi, no distrito do Elesbão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário