1.3.16

1º de março


1612 – No navio “Régent”, partem Daniel de La Touche (Senhor de La Ravardiére), François de Razilly  e Nicolas de Harlay para a região setentrional do Brasil, com quatro capuchinhos, para colonizar o Maranhão, onde as terras do Amazonas, Amapá e Pará estavam anexadas.

1631. O governador do  Pará,  Jácome Raimundo de Noronha consegue, com uma guarnição, tomar o forte de Filipe dos invasores ingleses  e holandeses associados. Os ingleses que o guarneciam, são presos ao tentar fugir.

1840 -  O Governo Provincial do Pará cria a Colônia Militar Pedro II, situada à margem direita do rio Araguari, próximo à atual Ferreira Gomes.

1881 – Falece no Rio de Janeiro o senador Cândido Mendes de Almeida, que  representou sua província natal, o Maranhão, na Câmara dos Deputados, e desde 1871 no Senado. Em 27 de fevereiro, dois dias antes de falecer, foi assistir a uma missa. Ao chegar à igreja sofreu uma vertigem, que o forçou a voltar para casa. Advogado, jurisconsulto, historiador, geógrafo, jornalista e parlamentar, Cândido Mendes publicou o Atlas do Império do Brasil, além das obras O Auxiliar Jurídico, O Direito Civil e Eclesiástico Brasileiro, O Código Filipino, A História do Comércio, Memórias para a História do Extinto Estado do Maranhão, e Notas sobre a história pátria, entre outras. Foi sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e de várias outras instituições nacionais e estrangeiras. (Rio Branco, Efemérides, 138).

1889 – Parte para o Rio de Janeiro João Álvares de Azevedo Costa para cursar escola militar.

 1930 – Aurélio da Cunha Menezes é nomeado Juiz de Direito da Comarca de Mazagão, por decreto governamental do Pará.

1946 – É inaugurado em Macapá, o Hospital de Clínicas Alberto Lima, inicialmente com a nomenclatura Unidade Mista de Saúde. Localizada na baixada de Macapá, próximo ao Perpétuo Socorro.

 1949 – Amaury Farias ingressa no quadro de funcionários do Governo do Território Federal do Amapá, na função de desenhista da Divisão de Obras.

1951. A professora e poetisa Aracy Mont’Alverne discursa sobre a permanência do governador Janary Nunes no governo do Amapá.

1953 – Chega a Macapá pela primeira vez, Alcy Araújo Cavalcante, aos 29 anos,  e é admitido no quadro de funcionários do Governo do Amapá, no cargo de redator, no Gabinete do Governador.

1963 – O tenente R-2 Uadih Charone, comandante da Guarda Territorial, cria a Guarda Noturna de Macapá, com uma guarnição inicial de 12 homens, ao comando do 1º sargento GT Manoel dos Santos Brito.

1980 – Macapá passa a possuir 7 dígitos nas comunicações telefônicas. O prefixo inicial é 621.

2010. A Unifap inicia o programa Universidade da Maturidade, com cursos para pessoas a partir de 60 anos, com a primeira turma de 100, com duração de 18 meses de curso.


2010 – Macapá. São inauguradas as instalações do Campo II da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), para funcionamento de cursos de Filosofia, Letras, Pedagogia e Tecnologia de Design. A nova infraestrutura passa a oferecer, a partir desta data, biblioteca, reprografia, cantina, sala de acesso à Internet e auditório. Também são implantados laboratórios de informática, linguagem e práticas pedagógicas. O Campus II faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional da UEAP, que tem o objetivo de garangir acesso a um número cada vez maior de estudantes à formação superior de qualidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário