9.3.16

17 de Março


1950. Macapá. Canal da Mendonça Junior

1637 – O cabo português Ayres Chichorro é promovido a Capitão-Mor por ato de bravura e coragem,  na retomada do Forte de Cumaú, em 9 de julho de 1632.

1836 – Chegam à vila de Macapá, autoridades de Santarém que acaba de cair em mãos dos cabanos, entre elas o juiz de Direito da Comarca de Tapajós, Joaquim Francisco de Souza. (Picanço, Estácio Vidal, Pág. 85).

1961 – O juiz de Direito Jarbas Amorim Cavalcante escreve ao presidente da República, posicionando-se contrário à assinatura do contrato do manganês no Amapá, entre o Governo do Amapá e a Icomi (Industria e Comércio de Minério) para expliração do minério de manganes em Serra do Navio.

1972 – Chega a Macapá o padre camiliano Lido Milani, com a função de administrar o Hospital Escola são Camilo e formar um corpo de enfermagem.

1993 – O governador do Estado, Anníbal Barcellos, veta o Projeto de Lei que concede meia passagem nos transportes coletivos para estudantes do Amapá.

1994 – Pela Resolução nº 9, do Tribunal de Justiça do Amapá, é instalada a 3ª Vara Criminal da comarca, especializada em  Infância e Juventude.

2002 – Uma bezerra é a grande atação no Rurap (Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá). Batizada com o nome de Coração, é a primeira cria de inseminação artificial do Estado. Nasceu nesta data (17) e faz parte do rebanho do pecuarista Antonio Galvão Filho, residente no municipio de Amapá.

2004. I Encontro de Ressurgimento da Ex-Guarda Territorial. Participação do ex-guardas territoriais e filhos de ex-guardas. A entidade surge, agora, como uma ONG que prestará auxílios comunitários à população.

2008 – Macapá. É inaugurada a Delegacia Especializada de Crimes Contra o Consumidor (Decon). No Superfácil Zona Norte, no bairro São Lázaro. Objetivo: Proteçã das relações de consumo e serviço oferecidos à população amapaense, levando ao conhecimento sobre os seus direitos quanto à compra de bens e contratação de serviços,seja no âmbito público ou privado.


2010 – É implantada uma biblioteca ambiental na Escola Família Agroextrativista do Maracá, em Mazagão, com um acervo inicial de dois mil livros, um microcomputador, uma impressora a jato, seis conjuntos de mesas com cadeira em madeira de lei, 80 caixas bibliográficas, 90 bibliocantos, 10 estantes, uma televisão de 29 polegadas, um aparelho de DVD e um projetor multimídia. Professores da Escola foram treinados em Gestão, Informação e Documentação Ambiental para  gerenciamento e produção de acervo bibliográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário