1.3.16

8 de Março



1749 – O capitão-general do Pará, Francisco Gurjão, renova ao rei português a idéia de fortificar Macapá.

1836 – Raimundo Joaquim Pantoja, partindo de Macapá com soldados, chega a Gurupá (Pará) para combater os cabanos.

1934 – Nasce em Belém, a carnavalesca Alice Guedes de Azevedo (Alice Gorda). Ver 19 de março de 1959.

1960 – Após uma curta temporada no Rio como presidente da Petrobrás, chega a Macapá Janary Nunes para se despedir da população e viajar, em seguida, à Turquia como embaixador do Brasil naquele país.

1963. Nasce o artista plástico e escultor Raimundo Pantaleão Gurjão, pesquisador de  pigmentos, texturas e formas na natureza amazônica, que utiliza em suas obras. 

 2001 – O jornal O Estado de  S. Paulo, em reportagem desta data, noticia que a Europa financia relações entre mercado e  produtores amazônicos. Entre outras, noticia que “a Bolsa Amazonia receberá cerca de R$ 1,8 milhão para estimular as relações econômicas entre pequenos produtores agroextrativistas e os mercados nacional e internacional”. Os recursos serão utilizados em atividades no Pará, Amapá, Acre e Roraima.

2004. O juiz César Augusto Pereira, titular da Vara de Infância e da Juventude, extingue o Comissariado de Menores. Os trabalhos do Comissariado vinham sendo exercidos desde 1955, quando foi criado, pelo juiz de Direito Uriel Sales de Araújo.


2008 – Construção, no Bailique, das escolas estaduais do Igarapé Grande do Curuá; Manuel Mendes Barbosa (Furo do Macaco) e Benevenuto Soares Rodrigues (Freguesia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário