1.3.16

2 de Março



1956 – Pela lei nº 2.740, o Governo do Amapá é autorizado, pelo Governo Federal, a organizar a CEA, com o objetivo de “construir e explorar os sistemas de produção, transmissão e distribuição de energia no Território Federal do Amapá, visando basicamente promover as medidas necessárias para a expansão do mercado de energia elétrica, prevendo e estimulando a criação de um parque industrial.” Assim a CEA inicia os estudos aerofotogramétricos, topográficos e hidrológicos, além do desmatamento da área destinada para construção do empreendimento.

1965 – É formado o bloco de sujos que deu origem à Banda, em Macapá. Fundado por Alice Gorda (Maria Alice Guedes de Azevedo), juntamente com Amujacy Alencar, Darciman, Abdallah Houat e Coaracy Barbosa. O nome foi inspirado na música de Chico Buarque de Holanda, vencedora de um dos festivais de música da TV Record.

1992 – A Escola de Samba Boêmios do Laguinho sagra-se campeã do carnaval amapaense de 92.

1992 – O Cine Teatro de Macapá passa a se chamar Teatro das Bacabeiras.

1993 – O Aeroporto Internacional de Macapá ganha novo terminal de cargas, adaptado às exigências da ALCMS (Área de Livre Comércio de Macapá e Santana).

1993 – O Trem Desportivo Clube é derrotado pelo Clube do Remo por 5 x 0, em partida disputada no Estádio Zerão, na estréia do time amapaense na Copa Brasil.

2002 – O governo do Amapá (Capiberibe) entrega à população a orla do Perpétuo Socorro, toda urbanizada (1.200m), compreendida entre as avenidas Pedro Americo e Rio Purus, na rua Beira-Rio, em frente ao  rio Amazonas.

2007. Com a extinção da Fundecap, é criada a Secretaria de Estado da Cultura, Secult.

2007. Criação do Instituto Estadual de Florestas, IEF,  e Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial, Imap, que substitui o Terrap. Ambos se configuram como instrumentos de gestão florestal. 02 de março de 2007.


2011 – O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) recebe o Selo de Controle de Qualidade de Leite 100% pasteurizado. A aprovação foi feita pelo laboratório Control Lab, credenciado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite. A partir de agora o leite humano, fornecido à unidade de cuidados neonatais do HMML, será de total confiança, além de levar segurança e qualidade de vida às crianças daquela casa de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário