5.3.16

14 de Março

1950. Macapá. Alunas da Academia de Música Oscar Santos.

1706 – Falece em Lisboa com 84 anos, Gomes Freire de Andrade.

 1905 – O advogado Egídio Leão de Salles faz uma exposição histórica, em Belém, sobre a incorporação do ex-contestado do Amapá ao Pará. (A Província do Pará, jornal, desta data).

1920 – O jornal O Paiz, do Rio, desta data, publica uma reportagem sobre os trabalhos preliminares de colonização do Amapá após o Laudo de Berna, a começar pelo Oiapoque.

1942 – Em pleno clima de Guerra Mundial, e atendendo às reivindicações do arcebispo de Belém, o Chefe de Polícia de Belém comunica a seu colega de Macapá ter concedido salvo-conduto aos padres alemães que exercem ministério sacerdotal no Amapá.

1944 –. Por iniciativa do Dr, Hildemar Pimentel Maia era fundado nesta data, na cidade de Macapá, o Aero Clube, entidade que brevetou vários pilotos, entre eles Hamilton Henrique da Silva,Walter Pereira do Carmo e Antônio Carlos Pontes.O Aero Clube teve hangar e sede instalados em área à margem da pista do aeroporto da Panair do Brasil. que atualmente encontra-se ocupada pelo Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Segurança Pública, Biblioteca Cívica e outros órgão. Originalmente, sua área ficava compreendida entre as ruas Jovino Dinoá/Leopoldo Machado e avenida FAB/Procópio Rola. A ocupação do terreno foi iniciada na gestão do Capitão-de-Mar e Guerra Arthur Azevedo Henning e consolidada no governo Aníbal Barcellos. Até hoje os sócios do Aero Clube não foram indenizados.Nas fotografias vemos: Dr. Hildemar Maia( a seu lado, sentado, está o Dr. Amilcar Pereira,governador do Amapá) e a sede do Aero Clube.

1962 – O professor Antonio Munhoz Lopes é designado pelo governador do Amapá para servir como orientador educacional do Ensino.


2002 – O Abrigo de Velhinhos é transformado em Centro de Referência para o Tratamento de Idosos, cm um orçamento anual inicial de R$ 500 mil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário