30.1.16

9 de janeiro


1880 - Candido Mendes de Almeida, parlamentar brasileiro

1616 – Após a rendição, em novembro de 1615, segue Daniel de La Touche com Alexandre de Moura para Pernambuco. Mais tarde La Touche vai a Lisboa reivindicar uma indenização e, por se envolver em problemas, acaba sendo preso na Torre de Belém. Por intervenção do governo francês, ele acaba sendo solto. De volta à França consegue renovar seus antigos poderes de lugar-tenente-general da Amazônia. Mas escolhe mal o novo associado, o governador de La Rochelle, que participa de rebelião contra o Cardeal de Richelieu. Nunca mais voltou ao Brasil.

1738 – João Vasco Manuel de Braum, nascido em Vila Estremós, Portugal, é nomeado governador da Praça de Macapá (comandante militar), com patente e vencimentos de sargento-mor de infantaria e exercício de engenharia, por decreto.
           
1854. Nasce em Macapá Francisca Luzia da Silva, a Mãe Luzia, que tornou-se a primeira parteira do Território do Amapá. Foi homenageada dando seu nome à Maternidade de Macapá e merecendo um belo poema de Alvaro da Cunha. Mãe Luzia trouxe à vida centenas de moradores famosos. O título de Mãe Luzia foi do então intendente de Macapá, Coriolano Jucá, que em 1895 a contratou como Parteira remunerada da Intendência, recebendo um salário por mês.

1890 – Nasce em Macapá, Julião Thomaz Ramos (mestre Julião Ramos), líder do Marabaixo nas décadas de 40 e 50.

1947 – Falece em Belém o major Moisés Eliezer Levy, ex-prefeito de Macapá, deixando viúva Ester Benoniel Levy.

1957 –  Falece em Macapá o padre Simão Corridori, do Pime.

1971 – É concluída a  rodovia BR-156, trecho Macapá-Clevelândia, pelo general Ivanhoé Gonçalves Martins, governador do Amapá. Ela recebeu o nome de Rodovia Barão do Rio Branco, e foi construída pela Construtora Carmo Ltda.

1992 – O proprietário do jornal Amapá Estado, Silvio Assis, sofre um atentado a bala, na Praça Zagury. Silvio consegue sobreviver.


2004.Macapá. Realização da I Cirurgia de Ponte de Safena no Amapá, coordenada pelo médico Antonio Furlan. No Hospital São Camilo, através de convênio com o governo do Estado. Paciente de 55 anos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário