30.1.16

1 de Janeiro


1500 - Vicente Pinzón. Navegador espanhol, teria chegado à foz do Rio Oiapoque em janeiro de 1500.

1626 – Os missionários de São Francisco fundam um convento na vila de Santa Maria de Belém do Grão Pará e, a partir daí, o local passa a funcionar como entreposto destinado aos religiosos da mesma ordem religiosa, que vinham em visitação ao Cabo do Norte.

1647 – O governador do Pará, Sebastião Lucena de Azevedo, escreve ao rei português enviando informações sobre o Cabo do Norte.

1836 – O capitão Fernando Rodrigues, comandante da 1ª Companhia da Guarda Nacional, escreve a Jorge Rodrigues dando notícias sobre a resistência imperial por ocasião da Independência do Brasil em Macapá. Os vereadores conseguem a adesão de pecuaristas e comerciantes, entre eles PROCÓPIO ANTONIO ROLLA, a disponibilizarem várias embarcações para serem usadas no combate aos cabanos. Também cederam suas embarcações, RAIMUNDO MACIEL PARENTES (1), HILÁRIO JOSÉ FERREIRA LISBOA (1), ARMANDO JOSÉ DE OLIVEIRA E SOUZA (3), MANUEL GONÇALVES AZEVEDO (donativos) e ANTONIO TAVARES REGO (armamentos).[1]

1896 – O ex-governador de Caiena, Mr. Charvein, responsável pelo massacre ocorrido em 15 de maio de 1895, aposenta-se compulsoriamente em Paris.

1898 – Até esta data já foram extraídas das minas de Calçoene, 10 toneladas de ouro em apenas quatro anos de exploração.

1905 – Enviado pelo bispo de Belém, chega a Macapá o padre Feliciano Fusay (MSF), o primeiro vigário da Paróquia de São José de Macapá após o Laudo de Berna.

1931 – Instala-se em Oiapoque o III Batalhão de Fronteiras, sendo seu primeiro comandante o capitão Amaury Hippert Verdini.

1947 – É fundado em Macapá o Trem Desportivo Clube, pelos desportistas Herundino do Espírito Santo, Bellarmino Paraense de Barros, Benedito Malcher e Walter Banhos de Araújo.

1986 – O juiz de Direito da Comarca de Macapá dá posse ao primeiro prefeito eleito da história do município de Macapá: Raimundo Azevedo Costa.



[1] HURLEY, Jorge. A Cabanagem em Macapá e Santana, in TRAÇOS CABANOS. Annaes da Biblioteca e Archivo Publico do Pará. Gráfica Lauro Sodré, Belém, 1936.

Nenhum comentário:

Postar um comentário