30.1.16

24 de janeiro


1932. Macapá. Praça Capitão Assis de Vasconcellos, antiga Praça de 
São Sebastião, atual Praça Veiga Cabral. Ao fundo, o Rio Amazonas.

1506 – O papa Júlio II  assina uma bula aprovando o Tratado de  Tordesilhas de 7 de junho de 1494, que estabeleceu o novo meridiano de demarcação entre as possessões portuguesas e espanholas. Esse meridiano devia passar 370 léguas a Oeste das Ilhas de Cabo Verde, dividindo o mundo em duas partes: os descobrimentos feitos no hemisfério oriental pertenceriam a Portugal, e no hemisfério ocidental, a Castela. Tanto espanhóis como portugueses ultrapassaram os limites desse tratado nos séculos VXI, XVII e XVIII.

1901 – O jornal Folha do Acre, desta data, publica a sentença arbitral do governo suíço (Laudo suíço de Berna) sobre a Questão do Amapá.

1947. Futebol. Nasce em Macapá-AP, o zagueiro Antonio Praxedes de Mendonça (Praxedes). Seu primeiro time foi o São José.[1]

1948 – O juiz de Direito da Comarca de Macapá recebe o registro dos membros do Diretório Municipal do PSD (Partido Social Democrático), composto de: Jacy Barata Jucá (presidente), Eloy Monteiro Nunes (vice-presidente), Lourenço Borges Façanha (1º secretário), Cirilo Simões (2º secretário), Secundino Braga Campos (tesoureiro), Membros: Antonio Campos Monteiro, Zacarias Teixeira Leite, Cezário dos Reis Cavalcante, Martinho Pereira, Moisés Zagury, Pedro Álvares de Azevedo Costa, Acésio Guedes e Abrahão Perez.

2002 – O Ministério da Justiça divulga que o Amapá é o Estado mais violento do Brasil. De acordo com a estatistica do MJ, para cada grupo de 100 mil pessoas, 48 são assassinadas no Amapá. O numero é bem maior que a média nacional, que é de 28 homicidios para cada 100 mil habitantes.

2010 – Membros da União Européia (EU) estão em Macapá estudando acordos de cooperação entre a população indígena do Amapá e da Guiana Francesa. Eles vêm a primeira vez à capital do Estado. Eles vieram acompanhados do ministro das Relações Institucional do Brasil Alexandre Padilha.

2011. O Estado do Amapá registra recordes na geração de empregos em 2011, segundo relatório do Ministério do Trabalho e Emprego. O melhor desempenho em um ano para o Estado, desde 2004, quando o Amapá criou 4.225 postos de trabalho. Em 2011 a geração de empregos foi 71% maior que o verificado em 2004.



[1] GARCIA, Leonai 2009:185.

Nenhum comentário:

Postar um comentário