30.1.16

5 de janeiro


1894 – Os garimpeiros paraenses Germano Ribeiro e Firmino, naturais de Curuçá, no Pará, descobrem ouro nas cabeceiras do rio Calçoene, dando início, assim, à corrida do ouro na região setentrional do Amapá. Há autores que mencionam o ano de 1893.

1946 – Chega pela primeira vez a Macapá o poeta Álvaro da Cunha, oriundo de Belém, a convite do capitão Janary Gentil Nunes, governador do então Território do Amapá.

1957. É inaugurado o Porto de Santana, construído pela Icomi, com a presença do presidente da República Juscelino Kubitschek e do presidente da Icomi, seu amigo particular, Augusto Trajano de Azevedo Antunes. O evento mereceu uma página do jornal A Provincia do Pará, escrita pelo jornalista Linomar Baía.

1974 – É fundado em Macapá o Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados, sendo seu primeiro presidente, Luís Otávio Ferreira Tostes, já falecido. Este grupo surgiu coma intenção de competir com o bloco Pererê-Pererê, do bairro Central, em reunião na sede dos Escoteiros do Laguinho, apoiada pelo chefe Humberto, e com a presença de Celi Del Castilho, primeira presidente, além de Augusto, Balalão, Carminha Tostes, Professor Mozart, Graça Lobato, Consolação, Zeca Cangaceiro, Pedro Ramos, Rita, Mário Correa entre outros.

1976 – Recém formado em Medicina, chega pela primeira vez a Macapá Leonai Garcia, oriundo de Belém (Pará).

1993 -  É fundada em Santana a Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo, tendo como primeiro presidente Rosivaldo Santiago Braga. Os fundadores desta escola de samba são antigos integrantes da Escola de Samba Império Santanense, que teve efêmera duração.


2000 - O deputado estadual Randolfe Rodrigues (PT)  entra com ação na Justiça cobrando o pagamento de seu subsídio de  deputado do mês de dezembro e o décimo terceiro de seu e de seus assessores. No Ministério Público Estadual, pede para que o presidente da Assembléia Legislativa,  Fran Junior, seja interpelado e explique onde gastou e o que recebeu até agora do governo do Estado, já que os pagamentos dos servidores estão atrasados. Ele declara que está pedindo a abertura de uma CPI do Narcotráfico no Estado, que deveria apurar o tráfico de drogas no Amapá que, segundo ele, faz parte da conexão Caiena/Suriname.

Nenhum comentário:

Postar um comentário