30.1.16

20 de janeiro


1838 – Em ofício desta data, Soares de Andréia expõe ao ministro da Guerra a maneira como está fortificada a Província do Pará. O documento diz que “na margem esquerda do Amazonas existe a praça de Macapá, precisando de reparos e seu comandante nada recebe, além de seus vencimentos militares...”

1903 – O padre Francisco Rellier (MSF) é nomeado Vigário da Paróquia de São José de Macapá. (Bubani, Ângelo – Diocese de Macapá, 1975)


1955 – O governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek de Oliveira, escreve ao governador do Amapá, Janary Nunes, agradecendo as atenções dispensadas durante sua visita política a Macapá.

1960 – Janary Gentil Nunes é nomeado embaixador brasileiro na Turquia.

1961 -  Instala-se em Macapá uma congregação das Missionárias de Jesus Crucificado, no Pensionato São José. As primeiras religiosas a chegar aqui, foram Maria Elza da Luz (superiora), Maria Ivanilde Timbó, Maria Rosa Silva e Maria dos Anjos Melo. Ver 18 de maio de 1962

1968 – O bacharel Alberto Rocha Pacca é o novo juiz de Direito das comarcas de Amapá e Calçoene.

1993 – João Risatti é o novo bispo diocesano de Macapá.

1998. A Sema exige da Icomi, no prazo de 30 dias, exames de características físico-químicas, interação com o meio ambiente, riscos e problemas à saúde nas quantidades existentes e doadas , do manganês depositado em Santana. (Oficio nº 021/GAB/Sema).

 2004. Pela Lei nº 026/2004, é instituído o Plano Diretor do Município de Macapá, para orientar a administração municipal sobre como desenvolver urbana e ambientalmente o município. Além de mostrar caminhos para melhorar a qualidade da moradia e desenvolver as atividades econômicas do município, o Plano propõe também mudanças na distribuição dos  serviços públicos e formas mais adequadas de ocupar e circular no município.

2011. Realização de Seminário de Nivelamento Institucional, para servidores da área de Turismo. Apoio da Escola de Administração Pública.

2014. Macapá. Realização de Processo Seletivo para ingresso na UEAP adota notas do ENEM a partir desta data.


Nenhum comentário:

Postar um comentário