30.1.16

2 de Janeiro



1764 -  O governador do Pará, Fernando da Costa Ataíde Teive, aprova projeto de Henrique Antonio Galúcio, de construção da futura fortaleza de S. José de Macapá. A área começa a ser delineada nesta mesma data.

1836 – O comandante militar de Macapá, Francisco de Siqueira Monterozzo Mello da Silveira Vasconcellos, escreve ao governo provincial do Pará, relatando a oferta de várias embarcações de comerciantes de Macapá, para o combate aos cabanos.

1895 – O vice-presidente do Triunvirato do Amapá, Francisco Xavier da Veiga Cabral (Cabralzinho), participa ao presidente da instituição, cônego Domingos Maltez, sua viagem com uma expedição às minas de Calçoene, pedindo um substituto.

1899 – A Comissão Mista Franco-Brasileira envia ofício ao governador Paes de Carvalho, do Pará, comunicando a sua instalação, na vila de Cunani, no dia 2 de dezembro de 1898.

1936. Falece de malária na região do Jari, Joseph Grener, comandante da expedição nazista que esteve na região, de 1935 a 1937, com fins culturais e científicos, autorizada pelo presidente Getúlio Vargas.

1954 – É fundada em Macapá a primeira Escola de Samba: Associação Universidade de Samba Boêmios do Laguinho, por um grupo de boêmios moradores do bairro do Laguinho, tendo como primeiro presidente o carnavalesco Benedito dos Passos, o Mestre Bené. A primeira denominação foi Escola de Samba; depois Academia de Samba e, por último, Universidade de Samba. A idéia surgiu de um grupo de amigos boêmios como Mestre Bené,  o primeiro presidente, além de Francisco Lina, ‘Cabecinha”, Falconeri, Joaquim Ramos, Chicão Ramos, Ubiraci Picanço,  Nonato Sena, Matapi, Martinho Ramos e Geraldo Lino da Silva. As primeiras reuniões para fundação da escola de samba foram realizadas na residência do saudoso mestre Julião Ramos.

1966 –  A Icomi (Indústria e Comércio de Minérios) exportou, até esta data, cerca de 6,69 milhões de toneladas de manganês, equivalentes à importância de CR$ 6,66 milhões (câmbio da época), em royalties, destinados às obras da hidrelétrica do Paredão.

1985 – Pelo decreto nº 4, o governador do Amapá cria o Conselho Territorial de Cultura.

1986 – Raimundo Azevedo Costa toma posse como prefeito de Macapá, o primeiro eleito da história do município.

1989 – Rosemiro Rocha Freires toma posse como prefeito de Santana, o primeiro eleito da história do município.

1991.  Pelo Decreto nº 1, o governador Annibal Barcellos organiza o Tribunal de Justiça do Amapá. 

1991 – O governador Anníbal Barcellos, nomeia para o cargo de: Conselheiros do Tribunal de Contas do Amapá: Margareth Salomão de Santana, e José VeríssimoTavares. Desembargadores do Tribunal de Justiça do Amapá: Benedito Antonio Leal de Mira (decreto nº 37), Dôglas Evangelista Ramos (decreto nº 38), Gilberto de Paula Pinheiro( decreto nº 39), Honildo Amaral de Melo Castro (decreto nº 40), Luiz Carlos Gomes dos Santos (decreto nº 42) e Mário Gurtyév de Queiróz (decreto nº 43).






Nenhum comentário:

Postar um comentário