30.1.16

15 de janeiro


Macapá 1908. Orla de Macapá. Cais da Doca do Morcego. Foto: G. Fidanze,
 faz parte do Relatório de Governo do Estado do Pará (Augusto Montenegro)

1605 – O inglês John Wilson chega ao Oiapoque para reforçar o pequeno estabelecimento fundado por Charles Leigh, na embocadura do rio Oiapoque.

1950 – É inaugurado em Macapá o Estádio Municipal Glicério Marques.

1952 -  Nasce em Volta Grande, Minas Gerais, César Bernardo de Souza, professor, escritor e articulista radicado em Macapá, autor de centenas de artigos e crônicas.
           
1955 – O médico Alberto Lima chega, pela primeira vez, a Macapá, com a finalidade de instalar um dispensário do Serviço Nacional de Hanseníase.

1971 – Chegam a Macapá para a paróquia de São Benedito, as religiosas da Congregação das Missionárias da Imaculada.

1977 – É fundada em Macapá a Federação Espírita do Amapá.

1983 – É fundado em Macapá o Grêmio Recreativo Império de Samba Solidariedade (GRISS)..O nome foi dado em homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores da Polônia. Fundadores: Adelson Uchoa, Belarmino César Picanço (Beloca), Francisco Barriga Fortunato (Mariposa), Manoel Nunes Ramos (Duca), Maria Vilça Nunes Nogueira, Porfirio Souza dos Santos, Pedro Crispim (Bacabinha), Raimundo Nonato Nunes Soledade, Raimundo Lino da Soledade (Dicão) e Wilson Maciel de Araújo (Careca). A agremiação tem um barraco situado na av. Marcilio Dias, entre as ruas Leopoldo Machado e Hamilton Silva.

1986 – É fundada a Associação Recreativa Padre Vitório Galliani, por ex-integrantes da JOT (Juventude Oratoriana do Trem).

2002 – Macapá-AP. O Laboratório Central de Saude Publica (Lacen) implanta uma unidae móvel para monitorar a qualidade da agua que a população de Macapá consome. O Laboratório Volante, assim chamado, tem capacidade para coletar 200 amostras/mes e realizar 600 análises, e faz parte do prjeto Avaliação de Pontos Criticos de Controle Bacterilogico e Fiic-Quimico em Agua In natura no Estad do Amapá”, do Governo do Estado. Ele foi adquirido através de convenio com a Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitaria).

2002. É anunciada licitação para reestruturação do Estádio Estadual Milton de Souza Correa (Zerão). A obra, avaliada em R$ 305.174,78, tem como prioridade a reestruturação da cobertura da arquibancada, parte da iluminação com a retirada do poste colocado em frente à cabine da Imprensa, carinhosamente chamada pelos cronistas esportivos de “zagueirão”, além do reforço na estrutura de acesso às arquibancadas. Também será reformada a parte hidráulica. (O Liberal Amapá, jornal, 16/01/2002).


2002 – É inaugurado o prédio para funcionamento do 4º Distrito da Policia Rodoviária Federal (PRF) no Amapá. Ele se localiza no bairro São Lázaro. O evento de inauguração do prédio teve a presença do diretor geral da Policia Rodoviária Federal, Altamiro Sathler Filho, do chefa do 4º Distrito da PRF, Sid Neves Mira Martel, e do governador do Estado, João Alberto Capiberibe. O governo doou através da Lei 0640, de 14 de dezembro de 2001, e revitalizou o prédio para a PRF, por meio de convênio. O terreno abrange uma área de 4.093 mil metros quadrados. (Jornal. Do Dia, 16 de janeiro de 2002).


 2011. Certificação da Comunidade do Curralinho, como Comunidade Quilombola, beneficiando 60 familias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário