30.1.16

21 de janeiro


1638. Bento Maciel Parente  foi nomeado governador geral do Estado do Maranhão e Grão Pará. Permaneceu no cargo até 4 de setembro de 1641.

1734 -  Toma posse no comando da Praça de Macapá, Bernardo Pereira de Barreto, que havia se retirado para Portugal em 1723, depois de haver exercido o cargo de governador do Grão-Pará. (Baena, Antonio – Compêndio das Eras da Província do Pará, Belém, 1976).

1807 -  Morre em Lisboa (Portugal), Fernando da Costa Ataíde Teive, ex-governador do Pará e militar bastante atuante na defesa da região do Amapá, no período colonial. Foi na administração dele que deu-se a inauguração da Fortaleza de São José de Macapá.

1901. O governador do Pará Paes de Carvalho assina decreto nº938,  incorporando ao território paraense a região antes contestada do Amapá, baseado na decisão arbitral de Berna. O respaldo do Governo Federal na acontece um mês depois (25 fevereiro), através de um decreto assinado pelo presidente Campos Sales.

1938 – Nasce em Oiapoque, o jornalista e escritor Hélio Guarany Pennafort, filho de Rocque de Souza Pennafort e Cezerlina Guarany Pennafort. Funcionário público, exerceu vários cargos da administração do ex-Território Federal do Amapá e do Estado do Amapá.  Esteve sempre atuante na atividade jornalística, publicando regularmente artigos e reportagens, onde relatava suas vivências com os caboclos do interior, para onde geralmente se diria nos finais de semana. É membro da  Academia Amapaense de Letras, da Associação Amapaense de Escritores (APES) e do Conselho Estadual de Cultura. Faleceu em São Paulo, no dia 19 de fevereiro de 2001.
            Obras: Microreportagem (1982), Um pedaço fotopoético do Amapá (1983), Entrevista ao Leitor (1982), Estórias do Amapá (1984), Os Heróis da Ribanceira (1986), Amapaisagens (1992), Barcellos, Sintese de Dois Governos (1994).

1956. Macapá sedia o II Congresso Médico da Amazônia, de 21 a 23 de janeiro, no Cine Territorial, com a participação de 80 congressistas representantes  da Região Norte.

1958 – Falece em acidente aéreo, o primeiro deputado eleito pelo Territorio do Amapá, Coaracy Nunes, juntamente cm o seu suplente, o promotor da Comarca de Macapá, Hildemar Pimentel Maia e o piloto Hamilton Silva.[1]

1960 –  Um bairro de Santana recebe o nome de Vila Maia,  em homenagem ao promotor de Justiça Hildemar Pimentel Maia, falecido em 1958, vítima de desastre aéreo ocorrido em 21 de janeiro d e 1958.

1963 -  Falece em Macapá o professor José Barroso Tostes.

1985 - Pelo decreto estadual nº 5, é criada a Reserva Ambiental do Parazinho, situada no arquipélago do Bailique. A área é atualmente administrada pela Sema (Secretaria de Estão do Meio Ambiente), em parceria com o Centro de Quelônios da Amazônia (Cenaqua/Ibama), e tem por objetivo a preservação integral e permanente dos recursos naturais do local, proibindo a utilização, perseguição, caça, captura de qualquer espécie da fauna e flora, exceto quando se tratar de atividades científicas, culturais e educacionais. Com uma área de aproximadamente 111 hectares, a ilha também é utilizada pela tartaruga amazônica (Podocnemis expansa), como seu principal ponto de desova e reprodução no Estado do Pará.
            A preservação da tartaruga amazônida na Ilha do Parazinho iniciou-se em 1981, quando os técnicos do projeto Quelônios da Amazônia observaram a ocorrência de desova e conseqüente perda da mesma, em função da amplitude de maré na ilha, que chega a ficar totalmente submersa durante as marés mais altas do ano.

1993 – O presidente da República Itamar Franco assina decreto aprovando a nova estrutura organizacional da Suframa que fica com o encargo de gerenciar a ALCMS.

            2007. A Ueap[2] realiza o primeiro Concurso Vestibular da história da instituição, com oferta de seis cursos (Engenharia florestal, engenharia de produção, engenharia de pesca, licenciatura em letras, licenciatura em química e licenciatura em pedagogia). 17 mil candidatos se inscrevem, concorrendo a 600 vagas, sendo 100 vagas para cada curso.



[1] Ver o histórico do falecimento e o comunicado oficial, assinado pelo então governador do Território Federal do Amapá Amilcar Pereira, nesta mesma data, na obra Amapá Registros Históricos, do mesmo autor.
[2] Ueap – Universidade do Estado do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário