30.1.16

7 de janeiro

General Gurjão (Hilário Maximiano Gurjão)

1835 – Félix Antonio Clemente Malcher assume no Pará um governo revolucionário, e Bernardo Lobo dde Souza, presidente da Província, é assassinado. Começa, a partir daí, o período cabano. Macapá e Mazagão rejeitam o novo governo. Alguns revolucionários começam a se fixar no Amapá.

1953. Futebol. Nasce em Macapá, o jogador JOAO OLIVEIRA, filho do ex-comandante de navios IDALINO OLIVEIRA.[1]

1878 – Nasce em Beveren, o padre Júlio Maria Lombaerde.

1924 – Ivanhoé Martins ingressa na escola militar como aspirante de Artilharia, em Cuiabá (Mato Grosso). Nota: Ivanhoé governou o Amapá no período áureo da Ditadura Militar.

1924 – Nasce na localidade de Peixe Boi, no Pará, o poeta Alcy Araujo Cavalcante, que deu importante contribuição para o Amapá através de sua participação intensa na vida intelectual e artística. Alcy Araújo está na antologia Modernos Poetas do Amapá, na Enciclopédia Brasil Brasileiros de hoje, na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Introdução à Literatura do Pará, Coletânea Amapaense de Poesia e Crônica, Antologia Internacional Del Secchi, Antologia no Limiar do Terceiro Milênio. Em 1965 lançou o livro Autogeografia. Em 1983 lançou Poemas do Homem do Cais e em 1997 lançou Jardim Clonal. O poeta deixou vários livros inéditos, entre eles Ave Ternura, Tempos de Esperança, Terra Molhada e Poemas pro Anjo de Natal. Faleceu em 22 de abril de 1989.

1949 – Chega a educadora Annie Vianna a Macapá, e ingressa no quadro de funcionários do Governo do Amapá, na Divisão de Educação, como professora. Ver 4 de janeiro de 1984.

1952 – Por decreto presidencial, o juiz Jarbas Amorim Cavalcante é removido da Comarca de Amapá para a comarca de Mazagão.

1953. Futebol. Nasce em Macapá, o jogador JOÃO OLIVEIRA, filho do ex comandante de navios Idalino Oliveira.[2]

2000 - O jornal “Le Monde”, da capital francesa, publica matéria sobre as potencialidades ambientais do Estado do Amapá. A reportagem destaca, entre outras coisas, as ações e projetos que o governador Capiberibe vem executando, através do PDSA (Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá).

2010 – É criada em Macapá a Fundação Tumucumaque de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá. Com a criação em Macapá, esta passa a ser a 24ª FAB do país, que se integrará às demais, para promover o desenvolvimento e fomento à pesquisa. Ela será vinculada à Secretaria de Estado da Ciencia e da Tecnologia. A criação se deu através de decreto, publicado no Diario Oficial do Estado. A finalidade da nova instituição é promover o desenvolvimento cientifico, tecnológico e de inovação no Estado do Amapá. A nova FAB contará com credito original no valor de R$ 300 mil para integrar o orçamento. Um conselho superior terá a finalidade de julgar e orientar assuntos de interesse da Fundação, como ok apoio de Camaras Cientificas que será formadas por pesquisadores-doutores do Amapá.. O primeiro presidente da FAP Tumucumaque foi Odenilso Sena. (A Gazeta, jornal, sexta-feira, 22 de janeiro de 2010).



[1] GARCIA, Leonai, BOLA DE SERINGA, 2009: Pág. 128
[2] GARCIA, Leonai. BOLA DE SERINGA, 2009: Pág. 128.

Nenhum comentário:

Postar um comentário