30.1.16

27 de janeiro


1935. Expedição nazista na região do Jari

1638 – Após receber do rei espanhol Filipe IV a posse da Capitania do Cabo do Norte (14 de junho de 1637), e ser nomeado governador do Maranhão e Grão-Pará (27 de junho de 1637), chega Bento Maciel Parente a São Luiz, no auge de seu prestígio. No mesmo dia viaja para a futura Almeirim, no Paru (atual Genipapo) para instalação da sede da Capitania do Cabo do Norte.

1901 – O advogado Egidio Leão de Sales,enviado pelo governador do Pará,elabora uma proclamação para ser lida em Calçoene em 14 de fevereiro, por ocasião do recebimento oficial, pela França, da região contestada do Amapá. Entre outras coisas, Egídio escrevera:

Confio que os meus jurisdicionados, compenetrando-se dos seus deveres de verdadeiros republicanos e dos que estão sob a proteção da República Brasileira, todos me auxiliarão para que eu nunca tenha ocasião de fazer valer a minha autoridade material, aplicando os rigores da lei”. (Meira, Silvio, 179).

1953 – É criado o Aero Clube de Macapá, por Abraão Michel, Aníbal Fadul, Antero Amorim, Antonio Paraguassu, Carlos Pontes, Dário Gomes, Euclides Rodrigues Filho, Hamilton Silva, Joel Ferreira de Jesus, Leopoldo Teixeira e Walter do Carmo.

2002 – Falece em naufrágio, no barco Cidade de Óbidos, a jornalista Simone Teran. O naufrági ocorreu na madrugada do dia 27, no mesmo rio (Cajari) nde ocorreu, em 6 de janeiro de 1981, o naufrágio do barco Novo Amapá.


Além de Simone, morreram Vitor Santos, Ana Claudia, Arquimedes Afonso, uma crianças sem identificação, Karina dos Santos, Lusan Richard, Guiomar dos Santos, Claudio Colares e Alexandre Junior. O barco transportava uma comitiva de politicos de Macapá para Laranjal do Jari. Ele teria batido em uma balsa que estava ancorada sem sinalização na margem do rio Jari. Por irnia, a própria balsa serviu de socorro para os passageiro sobreviventes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário