30.1.16

13 de janeiro

1901. Egidio Leão de Sales. Expediu o primeiro relatório de organização
 provisória do ex Contestado do Amapá

1750 -  O Tratado de Madrid, assinado nesta data, tenta solucionar a questão do território das Missões. Ele fixa os limites entre os domínios de Portugal e Espanha, na América. A linha divisória, seguindo o  meridiano fixado pelo Tratado de Tordesilhas (1494), não tinha sido respeitada nem pelos portugueses no Brasil, nem pelos espanhóis nas Índias Orientais. Nos séculos 16 e 17, os astrônomos dos dois países não se entendiam sobre o verdadeiro meridiano da demarcação.

1770 – Por ofício, o governador do Pará, Fernando da Costa Ataíde Teive, dá notícias ao rei de Portugal sobre a fundação da vila de Mazagão, que ocorrerá no dia 23 de janeiro desse mesmo ano (e não em 1771, no dizer de Antonio Baena), no rio Mutuacá, tendo escolhido o sítio chamado Principado Thomaz Luiz, que então já nem existia. Ficou encarregado da fundação, Inácio de Castro Moraes Sarmento. (Barata, Manuel – A Formação Histórica do Pará – 1976)

1810 – Maciel da Costa, o Marquês de Queluz, é empossado no governo de Caiena, agora sob o domínio luso.

1901 – Nasce em Leipzig, na Alemanha, o geólogo e mineralista Fritz Louiz Ackermann. Trabalhando no Amapá  nas décadas de 1940 e 1950, foi ele quem analisou as ocorrências de manganês em Serra do Navio.

1910 – Nasce em Anajás, no Pará, o empresário e político Benedito da Costa Uchoa, o Binga Uchoa. Chegou em Macapá, pela primeira vez, em 1946. Foi opositor de Janary Nunes, através do PTB, ao lado de Amaury Farias, Duca Serra e outros.

1942 – Nasce em Cametá (Pará), o jornalista Haroldo Franco.

1946 – Nasce em Viseu (Portugal), Armindo Oliveria Souza, professor e escritor, radicado em Macapá desde 1970. Autor das obras Retratos, Lírio Metálico e Avis Rara. Autor, também, do primeiro curta em 7 milímetros, Chopp.

1967 –  Os royalties da exportação do manganês tornaram possível a construção da Unidade Hidrelétrica Coaracy Nunes, no rio Araguari, inaugurada em 1976.

1968 – É iniciada a construção do Ginásio de Esportes Paulo Conrado, ao lado do prédio do Colégio Amapaense.

1976 -  Após inauguração nesta data, a Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes é encampada pelo governo federal, que transfere sua operação para a Eletronorte. Falece em Belém, aos 62 anos, a religiosa e educadora Santina Riolli.

1984 – Falece em Belém, de infarto no miocárcio, aos 42 anos, o jornalista Haroldo Franco, quando comemorava seu aniversário com a família.

2003 – É empossada a primeira diretoria do Conselho Regional de Economia do Amapa (Conrecon-AP), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em Macapá. A primeira diretora foi a economista Maria Luiza Lacerda Santana.

2004. Residência em Enfermagem Divulgação da lista dos aprovados no primeiro concurso de  Residência em Enfermagem de 2004. São os 12 primeiros profissionais que estarão cursando as especializações em Enfermagem Cirurgica, Saude da Familia e Enfermagem Obstétrica. 13 de janeiro de 2004. Serão os primeiros Enfermeiros residentes da hstoria do Amapá.



2010 – É criada no Amapá a Rede de Atendimento à Mulher (RAM), integrando órgãos públicos e privados para facilitar a comunicação entre os mesmos e dar objetividade no encaminhamento de demandas espontâneas em defesa da mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário