30.1.16

6 de janeiro


Francisco Xavier de Mendonça Furtado, fundador da Vila de São José de Macapá (1758)

1809 – As forças portuguesas ao comando do tenente-coronel Manuel Marques desembarcam em Caiena, tomando em seguida os fortes Diamant e Degrad de Cannes. No exato momento em que preparavam-se para tomar a cidade, o governador Hughes se rende.

1925 – Chega a Clevelândia (em Oiapoque) a segunda turma de deportados, provenientes de Cuiabá, e Manaus. São mais de 120 presos políticos.

1953 – José Francisco Moura Cavalcante, governador em exercício do Território do Amapá, comenta, na “Revista do Amapá”, sobre a Província dos Tucujus.

1974. É criado o Museu de História Natural Angelo Moreira da Costa Lima, com prédio inaugurado nesta mesma data... sob inspiração do professor Reinaldo Damasceno, que foi seu primeiro diretor.[1]

1981– O barco Novo Amapá naufraga nas proximidades da Ilha de Cajari, no rio de mesmo nome, com mais de 400 passageiros. Cerca de 300, foi o número estimado de mortos e desaparecidos, segundo dados da Secretaria de Promoção Social do então Território do Amapá, já que a embarcação não possuía relação oficial de passageiros. Á época, o cidadão João Alberto Capiberibe acusou formalmente o governador do então Território do Amapá, Anníbal Barcellos, pai do deputado Sérgio Barcellos, de omissão de socorro e malversação de recursos federais que seriam destinados às vítimas do naufrágio do barco Novo Amapá. Capiberibe lançou, na época, uma obra intitulada “Morte nas Águas”, em que conta como ocorreu a tragédia fluvial, e a repercussão sobre o caso.

1987 – É fundado em Macapá o Gremio Recreativo Escola de Samba Emissários da Cegonha, que já existia como bloco carnavalesco desde 1974. A iniciativa foi de um grupo de jovens residentes no bairro do Trem, próximo à Praça Floriano Peixoto, tendo à frente o carnavalesco Washington de Lima Ferreira (mestre Dunga)

1988 – O prefeito de Macapá, Raimundo Azevedo Costa, sanciona a Lei nº 312 que  dispõe sobre a denominação das ruas, avenidas e travessas do bairro dos Congos. Ruas: Manoel Brasil, Carlos Drummond de Andrade, Benedito Lino do Carmo e Alberto Lima. Avenidas: Edith Pennafort, Laurindo Corrêa, Luís Alves da Cunha, Guajarina Mendes, Arthur Rocque, João Guerra, Cabo Velho, Evandro Carneiro, Comandante Marapanim, José Moacir Banhos de Araújo, Francisco Torquato de Araújo, Newton Cardoso, Padre Ângelo Biraghi, Bem-Hur Corrêa Alves, Padre Rinaldo Bossi, Telêmaco Nira Martins, José Araguarino Mont´Alverne, Aureliano Redig, Hely Oliveira, Augusto José Santos, Janary Azevedo Costa, Raimundo Antonio Machado, Saúde Pimentel Canto, Violeta Mont´Alverne Moreira e Almeirindo da Silva Farias.

2002 – A primeira ministra da Nova Zelandia agradece a ação da policia do Amapá, em prender os assassinos do velejador neozelandês Peter Blake, ocorrido em 4 de dezembro de 2001, na Fazendinha. (V).

2008. CEA. Instalação de 12 alimentadores da Substação Santa Rita, em Macapá, que atenderão o Centro da cidade e parte dos bairros do Trem, Santa Rita, Jesus de Nazaré, Buritizal, Laguinho, Perpétuo Socorro, Nova Esperança, Alvorada, Marabaixo e Muca.

2011. Certificação da Comunidade do Palha, em Ferreira Gomes, como Comunidade Quilombola, garantindo, entre outros benefícios, o direito dos quilombos à terra na qual habitam e acesso aos programas sociais dos governos federal, estadual e municipal.

2012. É assentado, no Museu Sacaca, um totem, na Praça das Etnias, feito em fibra de vidro, revestido em resina gel, de forma cilíndrica da base ao vértice, com figuras em alto e baixo relevo, confeccionadas em quatro módulos sobrepostos, apresentando quatro faces que representam os povos da Amazônia e sua miscigenação (negro, índio, pardo e caboclo).


[1] IEPA 2006, revista. Edição n 59. Pág. 4



[i] TAMBS, Lewis A, The Free Stat of Counnani: vaudeville republic on orifinal final flicker of Equinoctial Frence?, tese apresentada à French Colonial Historical Society, 1993. ALICINO, Rogério, Clevelândia do Norte, P. 36;  VIANNA, Hélio, P. 381; GOYCOCHÊA, P. 145s. Ver também 08.01.1810.

Nenhum comentário:

Postar um comentário