1.4.16

7 de Abril



1915 – Por Carta-Patente desta data, e decreto de 29 de julho de 1914, Leopoldo Machado é nomeado tenente-coronel comandante da Guarda Nacional de Macapá.

 1925 – Nasce em Capanema,  no Pará,  Antenor Epifânio Martins, mais conhecido como Mestre Epifânio.

 1945 – É fundado em Macapá o Amapá Clube. Nasce em Macapá, o jogador Mazola (Benedito Bandeira dos Santos), filho de Filipe Bandeira dos Santos e Rita Bandeira dos Santos.[1]

 1951 – Toma posse pela segunda vez no governo do então Território Federal do Amapá, Janary Gentil Nunes, após ter cumprido um mandato de sete anos.

 1956 – É lançado em Macapá, o jornal A NOTÍCIA, de propriedade de Danilo Du Silvam. Redação e administração: Rivan Gráfica Ltda: Av. Getúlio Vargas n 10.

 1989 – O promotor de Justiça Édson Correia lança, em noite de autógrafos, no auditório do Palácio do Setentrião, a obra À sombra dos Siriubais, em poesia e prosa.

2008 -  De 07 a 09 de abril, é realizada, em Macapá, uma Oficina de Implantação de Sistemas de Museus, pelo Governo do Amapá, em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (Iphan). No auditório do Museu Fortaleza de São José de Macapá. Ministrada pelo professor Gilson Nunes (museólogo de Minas Gerais), a oficina tem, como objetivo, nortear a criação do Sistema Estadual de Museus do Amapá, com a participação de alguns municípios que foram convidados, como Macapá, Santana, Mazagão, Amapá, Ferreira Gomes, Serra do Navio e Laranjal do Jari, além das instituições estaduais.

2011. Macapá. A Escola Estadual São José, que funciona nas dependências do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), foi ganhadora do Premio Construindo a Nação, na categoria Destaque Social, com o projeto “Construindo Qualificação Social para (re) inserção de Apenados ao Mercado de Trabalho”



[1] GARCIA, Leonai 2009: 153.

Nenhum comentário:

Postar um comentário