2.4.16

17 de Abril


1951. Expofeira do Amapá

1836 – Pelo ofício nº 34, o major Francisco Monterozzo, comandante militar de Macapá, informa ao general Jorge Rodrigues que no dia 15 o capitão Raimundo Joaquim Pantoja autorizou o alferes Brito, com três oficiais e 50 guardas de Portel, a saírem de Macapá para Gurupá, em duas embarcações, para defenderem a vila de Portel, que se achava ameaçada pelos cabanos do Tapajós.

1961 – O governador do Amapá, José Francisco Moura Cavalcante, designa o professor Antonio Munhoz Lopes para a direção do Colégio Amapaense.

2008 – As escolas estaduais amapaenses Maria Carmelita do Carmo e José Barroso Tostes ganham o III Premio Ciencia do Ensino Médio, ocorrido de 15 a 17 de abril, em Brasilia, por ocasião da Feira Nacional de Ciência da Educação Básica (Fenaceb), na capital federal. Os projetos “Aprendendo a Conviver com as Diferenças” (EE Maria Carmelita do Carmo, R$ 40 mil) e “Educação Ambiental Sensibilizando em Busca de uma Convivência Saudável (EE José Barroso Tostes, R$ 25 mil) foram contemplados com premios e troféus, durante a Feira.

 2008 – É implantado no Amapá, o Projeto Juventude Cidadã, contemplando inicialmente 2 mil jovens. O projeto visa oferecer cursos de qualificação profissional a jovens do Estado, com a finalidade de prepará-los para inserção no Mercado de Trabalho.  Os beneficiados são jovens estudantes dos ensinos fundamental e médio, com idades entre 16 e 24 anos, cuja renda familiar não ultrapassa meio salário mínimo por pessoa. O projeto Juventude Cidadã é mantido pelo Governo Federal, através do Ministério do Trabalho.

2011. A Escola Estadual São José, que funciona nas dependências do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), foi a ganhadora do Prêmio Construindo a Nação na categoria Destaque Social com o projeto “Construindo Qualificação Social para (Re) inserção de Apenados no Mercado de Trabalho”. A premiação aconteceu no dia 17 de abril de 2011 na quadra da instituição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário