2.4.16

18 de Abril

1951 - Expo Feira do Amapa

1888. Mazagão é elevada à categoria de Cidade.[1]

1897 – Em carta-ofício, o governador  do Pará, Paes de Carvalho, escreve ao Barão do Rio Branco opinando sobre a Questão do Amapá, e colocando-se à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.

1986 – Falece em Macapá o médico Alberto da Silva Lima, de infarto no miocárdio. Nildes Ceciliano Santiago é eleito presidente da CEA até 30 de abril de 1987

1989 – O jornalista Alcy Araújo publica sua última reportagem, quatro dias antes de falecer.

1989 – O prefeito de Santana, Rosemiro Rocha, pelo decreto nº 6/89 PMS, concede meia passagem aos estudantes nos transportes coletivos do município.

1989 – É criada em Belém a Coordenação das Organizações Indigenas da Amazônia Brasileira (Coiab), à qual estão vinculadas 75 organizações, repreentando 165 povos que habitam os nove Estados brasileiros (Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondõnia, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins), onde habitam 60% da população indígena do Brasil, cerca de 200 mil pessoas.

2000 – Em sessão ordinária na AL, os deputados rejeitaram por 17 votos a cinco, o projeto de resolução da CP que solicitava a destituição de Fran Junior (PMDB) da presidência da AL e a instalação de uma CPI para apurar as denúncias de improbidade administrativa que pesavam sobre ele.

2006. Criaçao do Grupo Tático Aerotransportável – GTA.

2008 – De 18 a 20 de abril, participação do Amapá na 10ª edição do Salon Du Tourisme e Luisirs de Guyane (Salão de Turismo e Lazer da Guiana), em Cayenne (Guiana Francesa). O evento tem o objetivo de divulgar o potencial turístico e cultural da região do Platô das Guianas, com a participação do Amapá, através de mostras de artesanato, principalmente (no caso do Amapá) os estilos Maracá e Cunani, além da distrituição de materiais promocionais impressos tipo folders e monografias, e souvenir, com fins a atrair novos investimentos e estímular o turismo em nossa região. 

2011. De 18 a 30 de abril. Exposição de arte indígena, intitulada “Tecendo a Arte, Tecendo a Vida: Mulheres Tiriyó e Kaxuyana”. Objetivo: mostrar aopúblico um pouco da vida e arte dessa etnia, que habita a região do Tumucumaque. O evento fez parte da programação do Dia do Índio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário