5.4.16

29 de Abril

1951. Macapá.; Antiga Vila do Ipase. Rua Procópio Rola, entre Leopoldo Machado e Hamilton Silva

1840 – O capitão-engenheiro  José Freire de Andrade  instala oficialmente a Colônia Militar Pedro II no Araguari,  a  uma légua da fazenda de João Manuel Ferreira, estabelecido no Araguari desde 1821. O governador do Pará publica instruções sobre o funcionamento da referida colônia.dro II, criada nesta data.

 1907 – É implantada em Mazagão, a Coletoria Federal de Rendas.

1940 – Pelo decreto-lei nº 3.485, o Estado do Pará é dividido em Zonas, compostas no máximo de cinco comarcas cada. A Comarca de Macapá passa a integrar a 8ª Zona, juntamente com Monte Alegre, tendo como corregedor o juiz de Direito de Santarém. (BRAGA, Raul Costa. História do Tribunal de Justiça do Pará. Pág. 43).

1950 – O jornal A Noite, do Rio, entrevista o engenheiro Glycon de Paiva, sobre as jazidas de manganês do Amapá.

1983 – É inaugurado em Macapá o Cenapron (Centro de Atendimento e Profissionalização do Menor), no Buritizal.

1988 – É inaugurado em Macapá o prédio da Junta Comercial do Amapá (Jucap), na Av. FAB com Hamilton Silva.

1993. É criado em Macapá o Grupo Amapaense de Danças Isadora Duncan. O grupo tem como base a divulgação do estilo clássico, desenvolvendo também trabalhos coreográficos nos estilos moderno  e contemporâneo. É o idealizador do Festival Amapaense de Danças, evento que acontece todos os anos nomes de novembro e reúne cerca de 800 artistas, entre bailarinos, professores e coreógrafos. É também o criador da Mostra de Dança Estudantil realizada no mês de maio, e que tem conseguido mobilizar um grande número de alunos e professores das redes de ensino do Estado do Amapá.

2004 – É criado um grupo de trabalhos (GT) para elaboração e discussão da primeira Lei Orgânica da Policia Civil do Amapá. (Jornal do Dia, 30 de abril de 2004).

2013. É assinada a lei de criação do Plano de Carreira e Salários dos docentes da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).


Nenhum comentário:

Postar um comentário