1.4.16

2 de Abril


1950. Santana. 

1639 – O padre Cristóvão de Acuña vê, na margem guianense do Amazonas, um forte e uma missão portuguesa e, no mesmo ano, no Cabo do Norte, três aldeias de índios já submissos aos comerciantes e missionários portugueses. As aldeias são Tapujusu (ou Tapuiuçu, em Alenquer), Corupatuba (Monte Alegre) e Iauacuará (em Almeirim, nas imediações do Forte do Desterro). Ver 8 de fevereiro de 1676.

1951. Toma posse pela segunda  vez no governo do Território Federal do Amapá, Janary Gentil Nunes, após ter cumprido período de 7 anos na administração do Território.

1955 – É inaugurado em Macapá o ginásio do Amapá Clube, com a presença do Clube do Remo, em uma partida amistosa de vôlei. O Remo empata com o Amapá Clube.

 1964.  O deputado federal Janary Nunes telegrafa ao governador Terêncio Porto, pedindo solidariedade popular no Amapá ao presidente João Goulart, deposto pelos militares. Pede também informações sobre o comportamento de seus adversários no Amapá. 
Janary Nunes muda de idéia no mesmo dia e envia um telegrama a Terêncio Porto, desta vez pedindo que suste a divulgação da mensagem e solicita informações sobre a postura assumida pelos políticos de oposição no Amapá. Para tranqüilizar Janary, Terêncio, que havia sido indicado para o governo em novembro de 1962 por interveniência de Janary Nunes junto ao general Henrique Teixeira Lott,envia mensagem onde diz que vários grupos se solidarizaram com João Goulart e que havia, inclusive, sindicatos e membros do PTB declarando apoio a Jango.

Na realidade, a situação não era tão favorável , tanto que Terêncio cai ainda em abril de 1964 depois de um levante protagonizado pela Guarda Gerritorial. Ver 16 de junho de 1964.

1965 – O padre Aristides Piróvano, nesta ocasião bispo prelado de Macapá, é nomeado superior geral do Pime em Roma.

2005 – Falece em Macapá, a carnavalesca Alice Gorda (Maria de Lourdes Guedes de Azevedo), a primeira “Rainha Momo” do Amapá.


 2007. Realização da Jornada da Juventude. Parcerias entre o Governo do Amapá e Diocese de Macapá. O evento é realizado em todos os países católicos e em todos os Estados brasileiros. No Amapá reuniu jovens de Macapá e Santana que participaram dos Grupos da Pastoral da Juventude e de movimentos de Igreja, com convite extensivo a todos os jovens do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário