1.4.16

3 de Abril


1950. O poeta e jornalista Álvaro da Cunha

1626 – O rei inglês  James  I concede a Robert Harcourt e Roger North Fray o território entre o Amazonas e o Essequibo, cedido em 28 de agosto de 1613 a Harcourt e Thomas Challener. 

1822.  Uma portaria assinada nesta data, para dar cumprimento a uma Carta Regia de 28 de fevereiro de 1800, institui a primeira escola pública em Macapá (Escola d Instrução Primária), juntamente com as de Cametá, Igarapé Miri, Bragança, Monte Alegre, Óbidos e Vigia, no Pará.

1906 – Pelo decreto n 243, o intendente de Macapá, coronel Teodoro  Mendes, fixa os limites municipais e o patrimônio territorial de Macapá.

1918 – Toma  posse na Comarca de Aricari: o juiz de Direito Manuel Pinto Guimarães Vasconcellos  e o promotor público Felinto Alves de Souza. Ver Cruz, Ernesto, Página  29.

1926 – Falece em Macapá, aos 68 anos, o médico, educador, político e intelectual macapaense Alexandre Vaz Tavares.

1986 – Por decreto presidencial, Jorge Nova da Costa é efetivado no cargo de governador do Amapá.

1987 – Falece em Macapá, Newton Cardoso, um dos ex-combatentes, ex-guarda territorial e primeiro diretor do primeiromuseu de Macapá: o Museu Territorial, que em 1949 se situava na Fortaleza de São José de Macapá. De infarto no miocárdio, às 10h da manhã.

2000 – Chegam a Macapá os membros da CPI do Narcotráfico, designados para investigar envolvimento de políticos e empresários com o narcotráfico no Amapá. São os deputados: Elcione Barbalho (PA), Cabo Júlio (MG), Nilton Baiano (ES),  Pompeu de Matos, Sebastião Madeira (AM), Antonio Biscaia (RJ)

O senador José Sarney (PMDB-AP) disse estar  triste com os últimos acontecimentos da política amapaense. Quanto à fita veiculada pelo PMDB no horário eleitoral, ele disse que não sabia de nada.

O detento Jacy Gonçalves (28) é assassinado no Copen, onde estava preso por tráfico de drogas. O intrigante é que ele, possivelmente, seria chamado para depor na CPI do Narcotráfico. Mais conhecido por Jakson, Laé ou Neguinho, Jacy conhecia o esquema do tráfico de drogas no município de Santana e, segundo familiares, ele esperava ser chamado para depor na CPI que começa seus trabalhos no dia 4.


2003 – O Hospital de Especialidade, antigo Hospital Geral de Macapá, passa a ser denominado de Hospital de Clínicas Alberto Lima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário