1.4.16

5 de Abril


1950. Macapá. Janary Nunes recepcionando o presidenciável Juarez Távora

1899 - O Barão do Rio Branco entrega a sua Primeira Memória sobre a Questão do Amapá em Berna (Suíça), ao presidente da Confederação Suíça.

1920 – Nasce em São Benedito, no Ceará, Risalva Freitas do Amaral, filha de Floro Amaral e Odília Freitas do Amaral.

1947 – Realiza-se em Macapá o I Campeonato Amapaense de Xadrez.

1982 – Iniciam-se em Macapá as obras de construção do Parque Euclides Figueiredo, em frente à cidaden

1983 – O Amapá recebe a visita do embaixador da Ordem de Malta, Helmut von Dessaner, que veio em companhia de sua esposa e comitiva, para fazer a entrega, ao Hospital São Camilo e São Luiz, de um barco-laboratório para trabalhos de controle da Hanseníase no Amapá.

1989 – É fundado em Macapá o Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos do Amapá, localizado na av. Padre Júlio Maria De Lombaerde n 1976.

1991 – O Tribunal de Justiça do Amapá aluga o prédio da rua Leopoldo Machado nº 2529, no bairro  do Tremn,  para funcionar a instituição,  em caráter provisório até que se conclua a construção do prédio, na Rua General Rondon, em f rente ao Palácio do Governo.

2001. É publicada na revista Globo Rural, edição desta data, uma reportagem de Cláudio Cerri, com fotos de Ernesto de Souza, sobre o Cunani, o Bailique e o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá, introduzido pelo então governador do Amapá, João Alberto Capiberibe, intitulada: Uma Ponte entre Dois Mundos. Ver em Amapá Registros Históricos.

2002 – A vice-governadora Dalva Figueiredo assume o Governo do Amapá, e o governador anterior, João Capiberibe, renuncia para concorrer ao Senado.

2002 – O ultimo ato do governador Capiberibe é a inauguração do Museu Sacaca do Desenvolvimento Sustentável. O museu começou a ser concebido há cinco anos e sua construção levou 18 meses, com investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão , da Secretaria de Estado da Infra-Estrutura (Seinf). Ocupando uma area total de 21.500 m2, é vizinho e faz parte do IEPA, onde são pesquisados os fitoterápicos derivados de plantas amazonicas. O nome Sacaca hmenageia Manuel Souza, conhecido por Sacaca, cujo apelido deriva de uma planta tradicinalmente usada para baixar o colesterol.

2002 – São iniciadas, no Bailique, fábricas de beneficiamento de mel, polpa de açai, palmito, camarão e pescado, pelo Governo do Amapá.


2010. Apresentação do Projeto Piloto do Sistema de Purificação de Água, implantado na vila do Anauerapucu (entre Mazagão e Santana),. A ação, financiada pelo Governo Federal, foi executada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Paraíba, nesse mesmo ano. A contrapartida do Estado  foi transportar a equipe de técnicos e pesquisadores da Universidade ao local, com alojamentos à disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário