2.4.16

20 de Abril


1951 - Expofeira do Amapá

1643 – O padre Luiz Figueira pede, de Lisboa, 14 religiosos como reforço para a evangelização do Cabo do Norte.

1845 – Nasce no Rio de Janeiro, José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco.

1891 -  O livro de notas do 2º tabelião público judicial da Comarca de Mazagão, registra nas folhas 1 e 2 a ata da eleição realizada neta data para Senadores e Deputados.

1891. Foram eleitos deputados estaduais do Pará, o capitão Raimundo Joaquim Martins, Alexandre Vaz Tavares, José Joaquim de Moraes Sarmento, Antonio Joaquim da Silva Rosado, Domingos Rodrigues de Novaes, Virgilio Martins Lopes de Mendonça, Raumundo Nina Ribeiro, Manoel Vianna Coutinho, João Marques de Carvalho, Desembargador Diogo Hollanda de Lima, Cypriano Jose dos Santos, Philatos Bezerra da Rocha Moraes, Tenente-coronel Jacinto Machado Moreira, Tenente-coronel Amado Joaquim da Silva, Bartholomeu C. Ferreira, Virgilio da Bahomis Sampaio, João Antonio Luiz Coelho, Tenente-coronel Diogo Handerson, Primeiro-tenente Manoel Inácio da Cunha; Gonçalo de Lima Ferreira, Antonio Marçal, Joaquim Francisco de Mendonça Junior, Francisco Rabello Mendes, José Ayres Watrim, Major Victorio Machado de Castro, Francisco da Silva Miranda, Júlio César Antunes, Tenente-Coronel Lismel David de Oliveira e José Ferreira Teixeira.


1945 – É instalada a Biblioteca Publica de Macapá, atualmente Elcy Lacerda, no governo de Janary Nunes.

1946 – São registradas no INL (Instituto Nacional do Livro), as bibliotecas dos municípios de Amapá, Mazagão e Oiapoque.

1967 – O general Ivanhoé Gonçalves Martins assume o governo do Território do Amapá, em substituição ao general Luiz Mendes da Silva. Inicialmente Ivanhoé flexibilizou um pouco com a categoria estudantil, sob severa censura desde 1964, devolvendo aos estudantes do Colégio Amapaense o prédio do Grêmio Literário Rui Barbosa, que havia sido desapropriado pelo governante anterior (Luis Mendes) para funcionar um campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A maioria de seus assessores era militares da reserva. As substituições eram freqüentes, somente a partir do  terceiro ano de governo que os civis começaram a compor cargos.

1990 – Falece em Macapá, o ex-sacerdote católico Salvador Zonna (padre Salvador), radicado aqui desde 1956. Em 1980 tinha abandonado o sacerdócio.

1991 – Falece em Macapá o músico Amilar Arthur Brenhas.

1993 – O senador José Sarney (PMDB-AP) deixa a cautela de lado e comenta que o governador Anníbal Barcellos (PFL-AP) perdeu a oportunidade histórica, como primeiro governador eleito do Estado, fazendo um governo para poucos sem se preocupar com as grandes questões.


2013. Oiapoque. Conclusão da Escola Estadual Manuel Primo dos Santos, na aldeia indígena Santa Isabel. O prédio compreende 851,63 m2 de área construída, com pátio central, seis salas de aula e salas de informática, leitura, blocos administrativos contendo diretoria, supervisão, arquivos, banheiros, almoxarifados e salas de professores, além de cozinha, despensa, área de serviços, depósitos de materiais e limpeza de vestuário. Não foram divulgados os custos da obra, que foi inaugurada neste dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário