2.4.16

19 de Abril


1951 - Expo Feira do Amapá

1835 – Os vereadores de Macapá, reunidos, decidiram não aceitar a moeda de  cobre criada pelos cabanos que governavam  o Pará, Em vista disso,  a guarnição da Fortaleza de Macapá não recebia seus salários  há  7 meses.  Preocupado,  o capitão Joaquim Romão de Almeida levou o problema ao juíz de Direito Francisco Valente Barreto e ao promotor  Estácio José Picanço. 

1888 – Pela lei provincial nº 1339, a vila de Mazagão recebe foros de cidade sendo, nesta ocasião, presidente da Província do Pará, Miguel Joaquim de Almeida Pernambuco, Barão da Vila da Beira. A instalação ocorrerá em 10 de junho de 1888. O primeiro intendente será o tenente-coronel Manuel Valente Flexa.

1940 – O decreto n 3.485 estabelece  a divisão do Estado do Pará em zonas, compostas, no máximo, de cinco comarcas,  entre as quais Macapá, que é classificada como Oitava Zona. O  corregedor passa a ser o juíz de Direito de Santarém.

1944. Futebol. É fundado em Macapá o CUMAÚ ESPORTE CLUBE, pelos desportistas Miguel Gantuss e José Serra e Silva.

1952 – O sanfoneiro Luiz Gonzaga vem a Macapá pela primeira vez e dança o marabaixo com os mestres Julião Ramos e Ladislau. Luiz veio acompanhado da esposa Helena Gonzaga.

1955. Futebol. Surge em Macapá o Guarany Atlético Clube, fundado pelo desportista Milton de Souza Correa.[1]

1990 – O presidente da República, Fernando Collor, exonera o governador do Amapá Jorge Nova da Costa, e nomeia o sergipano Gilton Garcia para o lugar de Jorge Nova.

2000 - A Assembléia Legislativa, em sessão extraordinária e por unanimidade, derruba a intervenção decretada pelo Governo do Estado no município de Laranjal do Jarí. A decisão, segundo os parlamentares, foi um meio de facilitar a ajuda, prometida pelo Governo Federal, ao município. Com a revogação do decreto governamental, o interventor Cláudio Baptistão perde o cargo e assume, em seu lugar, o vice-prefeito Daniel Nobre.

2011. Seed. Duas alunas da Escola Estadual Carmelita do Carmo ganharam a etapa regional do 40º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens. A aluna do primeiro ano do ensino médio, Angélica Pinheiro de Oliveira, ficou em 1º lugar, e Fernanda Vales Viana, do segundo ano, garantiu o 2º lugar para a escola. O tema da redação foi “Imagine que você é uma árvore em uma floresta”.

2013. Oiapoque. Construção da Escola Indigena Estadual Manoel Primo dos Santos. Valor da obra: R$ 900.583,51. Publico alvo: 420 alunos do modular indígena. Estrutura: 6 salas de aula com capacidade para 36 alunos (cada), sala de informática e sala de leitura, um bloco administrativo contendo diretoria, secretaria, arquivo, banheiros, almoxarifado e sala de professores, cozinha, despensa, área de serviço, depósito de materiais de limpeza e vestiário. Endereço: Aldeia de Santa Izabel. Rio Curipi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário