5.4.16

25 de Abril


1951. Santana

1895 – A população de Cunani (em Calçoene) escreve ao presidente do Triunvirato do Amapá, Francisco Xavier da Veiga Cabral, relatando os procedimentos de Trajano, escravo foragido do lado brasileiro que, ganhando a simpatia do representante do governo francês em Caiena, passou a ser delegado do Serviço de Demarcação e Limites da França, em Cunani.

1978 – O Centro Alemão de Pesquisa do Câncer manifesta interesse nos trabalhos desenvolvidos pelo professor Waldemiro Gomes, com o pinhão branco empregado no tratamento do câncer de pele. (Jornal Marco Zero, de 25 de abril de 1978).

1978 – Chega ao rio Munguba, no Jari, a plataforma de força que foi construída no Japão, para alimentar os projetos da Jari Florestal.[1]

1984 – O padre paulista Luiz Soares Vieira é nomeado bispo diocesano de Macapá, o segundo da história da Diocese. Ver 29 de julho de 1984.

1990 – O presidente da República, Fernando Collor, em razão da resistência do Congresso em torno da indicação do sergipano Gilton Pinto Garcia ao governo pró-tempore do Amapá, nomeia o militar Dolly Mendes Boucinhas, governador interino do Amapá, até que a situação se resolva.

2008 – De 25 a 27 de abril, realização, no auditório da UEAP[2] da I Conferência Estadual LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), com objetivo de subsidiar e formula o Programa Estadual Sem Homofobia, além de “construir propostas que visem a qualidade, a promoção da cidadania e dos direitos humanos de gays, lésbicas, travestis e transexuais”, segundo consta da programação. A abertura ocorreu na sexta-feira, 25.

 2013. Rurap[3] recebe o Selo Pró-Equidade de Gênero, na categoria Bronze, do Governo Federal, através da SPM[4]



[1] LINS, Cristóvão, Jari 70 anos de história, 2ª edição, 1994, Rio, RJ. Produção Independentes. Pág.  186
[2] UEAP – Universidade do Estado do Amapá
[3] RURAP – Instituto de Administração Rural do Amapá.
[4] SPM – Secretaria Especial de Politicas para Mulheres, órgão federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário