1.4.16

4 de Abril


1950. O bispo d. Aristides Piróvano

1682. O padre João Filipe Bettendorf narra, na obra Crônicas da Missão dos Padres da Companhia de Jesus no Estado do Maranhão, a viagem dos padres Gonsalvi e Pfeill ao Araguari. Entre outras coisas, narra que “passados uns poucos dias de viagem e navegação pelo rio das Amazonas ao Araguari e mais paragens daquellas bandas, achando que os franceses tinham resgatado alguns escravos, lhos pagou e os restituiu em suas liberdades, advertindo-os que eram resgatados fora das terras da jurisdição de Cayenne e em aldeias da coroa de Portugal e assim os deu por forros... (Bettendorf, 345).
           
1770 – O primeiro grupo de famílias oriundas de Mazagão africana para a então vila de Mazagão, no Amapá, sai nesta data de Belém.

1893 – Nasce em Aveiro, Portugal,  Celestino Tavares Pinheiro, filho de Manoel Tavares Pinheiro e Maria de Almeida Silva.

1901 – A vila de Amapá tem 54 casas residenciais, uma cadeia pública em alvenaria, um mercado, um prédio para a Mesa de Rendas e muitas casas comerciais.

 1919 – O juiz de Direito da Comarca de Aricari, João Alfredo Correa Sampaio, nomeia Alfredo Castilho para o cargo de curador dos ausentes, e José de Inácio Souza e Noé Xavier  Andrade avaliadores  dos bens da companhia mineradora anglo-francesa The Carsewenne Development Gold Mining Company Limited, para fins de leilão do patrimônio da referida mineradora, como forma de pagamento de dívidas e péndências trabalhistas assim como  heranças.

1937 – Chega a Macapá o farmacêutico Francisco Serrano, para instalar uma farmácia (a primeira) em Macapá.

1952 – A Câmara dos Deputados aprova a lei n 173, do deputado Coaracy Nunes, autorizando a construção de casa própria para funcionários do governo do Território do Amapá.

1970 – Falece em Belo Horizonte (MG), o capitão Euclides de Morais Rodrigues, idealizador da Piscina Territorial e responsável por várias premiações do Amapá em campeonatos infanto-juvenis de natação.

1989 – Pelo decreto nº 97.630/89, é criada a Floresta Nacional do Amapá, abrangendo uma área de 412 mil km2, com terras desmembradas dos municípios de Amapá, Ferreira Gomes e Pracuúba.

2000 – A presidente do TCE, Margarete Santana, entra na Justiça com uma ação indenizatória contra o PMDB no Amapá, face a acusações feitas contra ela, no programa eleitoral do partido, associando-a ao Narcotráfico. Começam os trabalhos da CPI do Narcotráfico. Mirian Loren vincula 12 policiais civis e militares, acusando dois policiais (Paulão e Araújo) que a teriam procurado oferecendo dinheiro, para que ela omitisse alguns nomes durante seu depoimento, entre eles o do empresário Silvio Assis. Mirian falou também que além de Assis estar envolvido com o Narcotráfico, ele usava sua mansão para extorquir e constranger as autoridades que levava para lá, através de filmagens durante as festas que lá ocorriam. Mirian citou também o nome do ex-deputado estadual Milton Rodrigues, como o mandante do assassinato do médico Valdson e, que também estaria envolvido no tráfico de drogas e principalmente com o tráfico de armas.

Mirian disse ainda que contou com a ajuda do namorado, o ex-policial Nivaldo Souza Ramos, para buscar armas em Breves (Pará) para realizarem um assalto que, segundo Mirian, acabou sendo frustrado. Tudo a mando de Milton Rodrigues. O depoimento de Nivaldo foi um dos mais conturbados. Ele utilizou a lei do silêncio, por ordem de seu advogado, Cícero Bordalo Junior, que o acompanhou na sessão, mas acabou aumentando a suspeita de que Silvio Assis, citado por Mirian, estaria envolvido diretamente com o narcotráfico.

No depoimento do deputado Randolfe Rodrigues, ele propõe a quebra do sigilo bancário tanto dele como do presidente da AL, Fran Junior. O parlamentar, convidado a depor, falou mais a respeito das supostas irregularidades cometidas dentro da AL como a construção da pista de pouso com cheques da AL  e pagamento de salários dos deputados em espécie, um saque de R$ 2 milhões na boca do caixa de um banco e a contratação irregular de 1,4 mil assessores. A sub-relatora da CPI, deputada Elcione Barbalho, pede ao governador o afastamento dos 12 policiais, com base nos depoimentos de Mirian Loren.


O presidente do STF, ministro Carlos Veloso, indefere pedido de suspensão da liminar que mantém o deputado Fran Junior como presidente da AL. Durante o depoimento de Nivaldo Ramos, por alguns  minutos a energia do prédio do MP foi cortada, aumentando o clima de tensão que se formou com o andamento dos depoimentos que estavam sendo tomados pela comissão. Os parlamentares solicitaram mais segurança no prédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário