1.4.16

1 de Abril


1950. Vista aérea de Macapá antiga

1824 – A Junta Provisória do governo de Santarém envia circular ao governo da vila de Macapá, fornecendo instruções que deverão ser observadas no combate aos cabanos nessa região.

1951 – São iniciados os serviços de construção da rodovia BR-156, no trecho Tracajatuba/Amapá, pelo empreiteiro Walter do Carmo (Construtora Carmo Ltda).

 1953 – Pelo decreto nº 32.501, o presidente da República Getúlio Vargas outorga concessão ao Governo do Amapá, de uma estação em Onda Tropical na Rádio Difusora de Macapá, mas a freqüência da onda só foi ao ar quatro anos depois, em setembro de 1957.

1955 – Eram tantas as pessoas que viajavam a Macapá à procura de emprego, que foi necessário um aviso ao público de Belém, em jornal, sobre a não-existência de vagas ou empregos. (Jornal A Província do Pará, desta data).

1964.  O representante do Governo do Amapá no Rio de Janeiro, Fernando Coutinho, tranquiliza o governador do Amapá, Terêncio Porto, sobre o envio do telegrama de solidariedade ao presidente João Goulart. A essa hora, os militares já haviam tomado o Poder no Brasil. 

1964. Janary Nunes escreve um telegrama ao governador Terêncio Porto pedindo para a população do Amapá se solidarizar com o presidente João Goulart.

1971. O Decreto-lei nº 1.164/1971, assinado pelo presidente Emilio Garrastazu Medici, estabelece serem de domínio da União as terras situadas numa extensão de 100 km das margens das rodovias federais existentes na Amazônia Legal.

1976 – Falece em Macapá, o padre Luís de David.

1979 – A fábrica da Jari Celulose começa a funcionar, com produção inicial de 750 toneladas. O nome comercial de sua celulose foi JARI PULP, e a sua primeira produção foi transportada pelo navio LAPAMPA. Esta celulose foi vendida inicialmente para a Fábrica de Papel e Celulose do Pará (FACEPA).[1]

 1980 – O governador do Amapá assina convênio com a Escola Técnica Federal do Pará, incluindo dez vagas que serão destinadas a estudantes amapaenses, indicados através de provas seletivas para os cursos de Edificação, Eletrotécnica e Telecomunicações.

1989 – Ao derrotar o Independente Esporte Clube por 2 x 1, o Amapá Clube sagra-se tri-campeão amapaense de futebol, na Primeira Divisão.

2000 – Capiberibe denuncia a existência de uma fita de vídeo montada, que será veiculada no horário gratuito de TV pelo PMDB, com montagem de entrevistas do próprio governador e do presidente da AL, deputado estadual Fran Junior (PMDB). A montagem tenta associar Capiberibe a Fran Junior, que está sendo investigado por uma CP da AL, acusado de desviar recursos do Legislativo para benefício próprio.

 Nota: a fita inicia com a palavra do governador, onde ele diz que está negociando com a AL, para avaliar os descontos que devem ser feitos no repasse do duodécimo, referente aos adiantamentos feitos pelo GEA. Em seguida aparece o presidente da AL disparando acusações para todas as direções. Os primeiros a serem atacados foram os deputados: “To de posse de documentos onde vários deputados estão envolvidos com o narcotráfico”. Depois é a vez da presidente do TCE, Margarete Salomão, de ser atacada. “A presidente do Tribunal de Contas do Estado está envolvida com o narcotráfico”. O último disparo de Fran é contra o governador: “O governador está envolvido no esquema, dando dinheiro para deputados”. “A malha é tão grande que você não consegue vencer”.



[1] LINS, Cristõvão, Jari 70 anos de História, Rio, 1994, 2ª edição. Pág. 188.

Nenhum comentário:

Postar um comentário