5.4.16

26 de Abril


1951. Porto Platon

1895 – O chefe da 2ª Expedição Exploradora de ouro no rio Amapá Grande, Daniel Ferreira dos Santos, consulta o presidente do Triunvirato do Amapá, se pode reagir armado contra a invasão de “créolos” que querem expulsar brasileiros já estabelecidos nas minas.

1916 – O padre Júlio Maria Lombardi toma posse na paróquia de São José de Macapá como vigário, em substituição ao padre José Maria Lauth.

1946. O Governo do Amapá (Território Federal do Amapá) por autorização do Governo Federal, assina contrato com a empresa The Hanna Exploration Company, para exploração de minérios de ferro.

1951 – Chega pela primeira vez a Macapá o violonista Raimundo Nonato de Barros Leal.

  1956 – Um grupo industrial norte-americano (Reynolds Metal) está interessado em pesquisar e explorar as jazidas de bauxita de Tartarugalzinho, descobertas por Francisco Caboclo do Nascimento. (Jornal A NOTÍCIA, de 28 de abril de 1956).

  1978 – A Rádio Educadora São José sai do ar, encerrando definitivamente suas atividades.

1989 – O prefeito de Macapá, João Alberto Capiberibe, sanciona a Lei nº 341/89-PMM, considerando de utilidade pública no município, a Federação Espírita do Amapá.

2011 – Macapá. Início das atividades letivas do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, projeto do Programa de Formação no Campo da Universidade do Estado do Amapá – UEAP. A aula inaugural foi na Escola Família Agrícola do Pacuí, onde funcionará o curso na modalidade presencial, em sistema de alternância quinzenal. Parceria do Governo do Amapá com a Associação das Redes das Escolas Familia do Amapá – RAEFAP, que em 1 de março de 2011 assinou convênio anual com o Governo do Estado, de R$ 3,2 milhões, para manutenção das escolas famílias existentes no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário