11.10.16

13 DE OUTUBRO

1956. Autoridades na Expofeira do Amapá

1660 – O Forte do Desterro, situado entre os rios Jarí e Cajari, é abandonado, e o capitão Pedro da Costa Favella levanta outro, no rio Araguari, na boc ado Batabouto, com a finalidade d eproteger os missionários franciscanos que todos os anos visitam aquelas paragens.

1723 – O capitão-general português Maia da Gama envia João Pais do Amaral para procurar o marco colocado por Bento Maciel Parente na fronteira do Oiapoque. Ver 1727.

1771 – Parte de Belém o sétimo grupo de famílias (23) oriundas de Mazagão africana (Marrocos) para a vila de Mazaganópolis (Mazagão Velho), no Amapá. São ao todo, 82 pessoas (47 do sexo masculino e 35 do sexo feminino).

1904 – Leão Zagury naturaliza-se brasileiro..

1921 – Nasce em Pindobaçu, na Bahia, Alfredo Oliveira (Cabo Alfredo), filho de Eustáquio Oliveira e Acidália Coelho de Oliveira.

1951 – Início das obras da rodovia que liga a Base Aérea do Amapá e Calçoene, pela Construtora Carmo Ltda, sob a supervisão do empreiteiro Walter do Carmo.

1961 – Macapá. Otávio  Gonçalves Oliveira é o novo prefeito, em substituição a Amaury Guimarães Farias.

1969 -  Um barco de pesca de bandeira guianense, de nome Sir Lawrence, é apreendido pela tripulação do Iate São Raimundo, do GTFA, na região do Rio Cassiporé, entre o Cabo Orange e a cidade de Oiapoque, pescando em águas brasileiras.

1974. Nasce em Macapá Marlon Miranda da Silva, professor e escritor, autor da obra Técnicas de Redação – Teoria e Prática.

1980 – Macapá. Na IV Prova Ciclística Isaac Menahém Alcolumbre, Haroldo Yashint e Paulo Roberto vencem no empate.


1992 – Falece em São Paulo, de problemas cardíacos, o juiz de Direito de Macapá Emanuel Moura Pereira. Emanuel foi diretor da Polícia Federal no  Amapá e exercia o cargo de juiz de Direito e diretor do Forum de Macapá.

Um comentário:

  1. Boa tarde Edgar, pesquisando sobre o passado de meu bisavô, cheguei até seu blog. Sou historiador e bisneto do Coriolano Jucá, gostaria de saber de onde conseguiu as informações sobre ele e sua família.

    ResponderExcluir