1.10.16

4 DE OUTUBRO


1954. Trabalhadores da Estrada de Ferro do Ampá

1807 -  Nasce em Paris, Paulino José Soares de Souza, depois Visconde de Uruguai. Ver 15 de julho de 1866.

1959 – Antonio Munhoz Lopes, aos 27 anos, cola grau em Direito pela Faculdade de Direito do Pará.

1964- É fundada em Macapá a escola de samba Associação Cultural Escola de Samba Cidade de Macapá, com o nome original de Embaixada de Samba Cidade de Macapá, por um grupo de carnavalescos, entre os quais Raimundo Barros e Alice Gorda, liderados pelo artista plástico R. Peixe, que vinha de uma dissidência havida no bloco Piratas da Batucada, do bairro do Trem.

1988 – Pelo decreto governamental nº 1301, os servidores públicos pertencentes aos convênios do GTFA com o Ceag (hoje Sebrae), prefeituras, Áster, Emdesur, Sine, Casa do Artesão e Casa do Menor, passam a integrar o quadro do funcionalismo do Amapá.

1991. Em 4 de outubro de 1991, durante cerimônia de instalação da nova Comarca de Macapá, presidida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Dôglas Evangelista Ramos, são empossados os novos juizes de Direito que passaram no primeiro Concurso Público realizado  em 11 de julho de 1991, nas suas respectivas Varas de Justiça, na seguinte ordem: VARAS CÍVEIS E DE FAZENDA PÚBLICA: 1ª Vara: Carmo Antonio de Souza; 2ª Vara: Emanuel Moura Pereira; 3ª Vara: Francisco Souza de Oliveira; VARAS DE FAMÍLIA, ÓRFÃOS E SUCESSÕES: 1ª Vara: Raimundo Nonato Fonseca Vales; 2ª Vara: Agostinho Silvério Júnior;  VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE: César Augusto de Souza Pereira. VARAS CRIMINAIS: 1ª: Constantino Augusto Tork Brahuna; 2ª:  José Eustaquio da Costa Teixeira; 3ª:  João Bratti; 4ª:  Eduardo Freire Contreras; 5ª:  Sueli Pereira Pini; VARA DO TRIBUNAL DO JÚRI:  Ivan José Ramos Álvaro.


2011. Os Jogos Indígenas do Amapá foram destaque nesta semana na Revista Fut!Lance, especializada em esporte, que dedicou duas páginas para falar do evento que começou no dia 5 de agosto e foi até 20 de novembro. Os Jogos reuniram as etnias Galibi Marworno, Palikur e Karipuna em atividades esportivas como futebol masculino e feminino, arco e fecha, cabo de guerra, canoagem, corrida com tora, natação, pescaria, subida no açaizeiro, corrida do jamaxi, pintura corporal, desfiles e contos de mitos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário