13.10.16

22 DE OUTUBRO


1956. Santana. Desembarque de veiculos e equipamentos para a Icomi

1901. Pela lei nº 798, é criado o municipio de Amapá, o terceiro do Estado do Amapá. Pela lei nº 799, da mesma data, é criada a Comarca de Aricari, que compreendia o antigo município de Amapá, que passou a se chamara Montenegro, em homenagem ao então governador do Pará, Augusto Montenegro. Tratava-se de uma região que fora contestada pela França e que, pelo Laudo de Berna ficara definitivamente brasileira. O termo abrangia Montenegro, Oiapoque, Cunani, Lago redondo, Aporema, alto Araguari, baixo Araguari e Terra Firme. (MOURA, Silvio Hall de. História da Magistratura Paraense. Folha 282).  Sua instalação como municipio ocorrerá em 17 de janeiro de 1902
.
1979 – Macapá. Falece aos... anos, de trombose cerebral, o tenente José Alves Pessoa (Tenente Pessoa). Foi ele quem realizou uma caminhada no trecho Oiapoque/Chuí, em comemoração ao sesquicentenário da Independência do Brasil (1972).

1984 – O presidente da República sanciona a Lei n 7.329, que amplia o efetivo da Polícia Militar do Amapá, de 550 para 900 homens.

1984 – Como parte das comemorações alusivas à IV Semana de Arte Amapaense, acontece a Noite de Autógrafos dos escritores amapaenses Cícero Melo (Ave Maria), Obdias Araújo (Apologia) e Ruy Lobato (Campos Mortos- Vivos).

2004. O Governo do Estado assume o controle da Estrada de Ferro do Amapá, que pertenceu à Icomi.

2007 – A Capitania dos Portos do Pará e Amapá apreende uma embarcação de bandeira venezuelana, “Don Lencho”, que foi flagrada fazendo pesca industrial na costa do Amapá. Os treze tripulantes da embarcação foram presos após uma denúncia da Procuradoria Geral da Republica, de que uma embarcação internacional estaria praticando a pesca de “arrasto” em águas brasileiras. A informação foi repassada ao comando-geral da Capitania, que determinou à Delegacia do Amapá que enviasse um navio-patrulha até o extremo norte do Brasil, onde a embarcação estaria praticando a pesca criminosa nas proximidades da fronteira com a Guiana Francesa. O fato foi constatado e, após a apreensão da embarcação e prisão dos tripulantes, a Marinha fez a escolta até o porto de atracação da Capitania dos Portos em Santana, onde o barco ficou retido.


2007- Alessandro Gallazzi, membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), é afastado da entidade por estar sob suspeita de envolvimento com a mineradora MMX Amapá. Ele também é representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT). O pedido de suspeição do conselheiro foi feito pelo Ministério Público Estadual, através da promotora de Justiça Ivana Cei, que afirma reunir provas suficientes da participação de Gallazzi em trabalhos executados pela empresa de mineração. Em reunião extraordinária realizada neste dia pelo Coema, a promotora antecipou que vai ofertar denúncia contra Gallazzi à Promotoria de Investigações Civeis e Criminais do Ministério Público. Segundo ela, documentos oficiais comprovam a participação do conselheiro através de assessoramento e consultoria à mineradora.


2007 – Falece em Macapá, de problemas cardíacos, o poeta Jeconias Alves de Araujo,mais conhecido por Mestre Jeconias, que já foi cantado em verso e prosa em desfiles da Liga das Escolas de Samba do Amapá. Mestre em Tipografia, Jeconias está no Amapá desde o inicio do Territorio Federal, trabalhando na Imprensa Oficial por muitos anos até se aposentar. (Jornal Diário do Amapá, 23/20/2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário