13.10.16

23 DE OUTUBRO


1956. Mestre Oscar e seus alunos da Academia de Música

1886 – O capitão de Cunani, Trajano Benítez, proclama o Estado Livre de Cunani.[1] Seguindo as orientações de seu criador, o naturalista e aventureiro francês,Jules Gross.

1961 – Chegam a Macapá os padres do Pime (Pontifício Instituto das Missões): Paulo de Coppi e Tomás Maísto, além do irmão Natal Beneton, como reforço pastoral.[2]

1979 – Macapá. O deputado Antonio Pontes, antes consagrado lutador de oposição, deixa o MDB que o elegeu por oito anos seguidos, para filiar-se às fileiras do PDS, do presidente João Figueiredo.

1988 – Macapá. É fundado o Sindicato dos Empregados em Transportes Marítimos e Fluviais do Amapá, com sede na av. Professora Cora de Carvalho nº 32, bairro Central.

1988 – Santana. É fundada a Associação dos Dentistas de Santana.

2000 – Causando estranheza geral, o juiz Constantino Brahuna, da Primeira Vara Cível, indefere o pedido de afastamento temporário do deputado Fran Junior (PMDB) do cargo de presidente da Assembléia Legislativa do Amapá. O MP havia pedido o afastamento do peemedebista da presidência com base em acusações de corrupção e mau uso do dinheiro público. Mesmo assim, Brahuna indeferiu a ação.

2004.  O Conselho Estadual do Meio Ambiente realiza audiência publica para expor á sociedade o projeto de depósito e aterro sanitário no km 34 da BR-156, de manganês oriundo das jazidas de Serra do Navio, contaminado por arsênio. [3]

 2007. Falece em Belém, de problemas cardíacos, o empreiteiro Half Medellin, um dos construtores da Estrada de Ferro do Amapá na década de 1950, pela Icomi.



[1] Ver texto em Amapá Registros Históricos.
[2] BUBANI, Ângelo, P. 16.
[3] Ver 10 de julho de 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário