13.10.16

24 DE OUTUBRO


1956. Juscelino Kubitschek em Macapá

1625 – O Forte do Torrego (ou Taurege), construído antes pelos holandeses, cai em mãos lusitanas neste dia.

1629. Depois de um ataque em junho por Pedro da Costa Favela, Pedro Teixeira consegue a rendição de James Purcell em Torrego, deixando a Ayres Chichorro o encargo de arrasar o forte. (RIO BRANCO, III, 63, e BERREDO, parágrafo 589). Teixeira volta a Gurupá. Pouco depois, Roger North o ataca com dois navios. Repelido, Roger se fixa entre o Matapi e o Anauerapucu, construindo o forte que os portugueses chamaram de Filipe.[1]

1851 – O geógrafo brasileiro Joaquim Caetano da Silva escreve uma carta de próprio punho ao imperador D. Pedro II, agradecendo a ajuda pelo custeio de seus estudos em Paris.

1936.  Futebol. Nasce em Icoaraci-PA, o professor e jogador Edésio Lobato (Edésio Lobato de Souza), filho de Eduardo Furtado de Souza e Cacilda Lobato de Souza, que deu muitas florias ao futebol amapaense pelos times Trem Desportivo Clube e Esporte Clube Macapá.

1954 – Início da construção de dois campos de pouso nas vilas de Santo Antonio da Cachoeira e Foz do Jarí.

1964.  Futebol. Nasce em Macapá, o jogador Erivelton Costa Milhomem (Fuzil), filho de Eurival Alves Milhomem e Raimunda Costa Milhomem.

2000 – Em favor do governador do Estado João Alberto Capiberibe, a deputada federal Fátima Pelaes (PSDB-AP), em pronunciamento no Congresso Nacional, destacou a seriedade, responsabilidade, competência e respeito social e ousadia com que João Alberto Capiberibe, vem conduzindo a implantação das ações no Estado do Amapá. “Hoje o povo do Amapá vive uma instabilidade política, resultante das ações de um pequeno grupo de parlamentares que tiveram interesses pessoais prejudicados pelas medidas moralizadoras que o governador Capiberibe vem adotando em seu governo.  Inconformados com essas medidas, os parlamentares desrespeitam a lei, a Constituição e, principalmente, o nosso povo”, esclareceu a deputada.

2004. A comercialização de búfalos cresce 100% em todo o Estado. A informação consta no boletim da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos.

 2007. Indios do Tumucumaque fazem reféns seis funcionários da Funasa[2] e invadem o prédio da instituição no Oiapoque.Devidamente caracterizados, os cerca de 150 indios de quatro etnias (Tiriyós, Kaxuyana, Wayana e Aparaí) cercam o local e prometem não sair até que uma negociação seja firmada. Eles pedem a liberação de R$ 1,5 milhão que a Funasa teria recebido para custear suas (as dele) despesas. Uma reunião no inicio da tarde foi realizada nesse mesmo dia, às portas fechadas. (Jornal Diário do Amapá, 25/10/2007).

2007. A Caixa Econômica Federal implanta, no Amapá, a Diretoria de Controle e Fiscalização. O objetivo é agilizar as obras públicas conveniadas com a CEF em todo o Estado. Com a implantação, estados e municípios diminuirão em pelo menos três meses a conclusão das obras públicas, porque técnicos não mais terão que ser deslocados de Belém (Pará) para cá. (jornal Diário do Amapá, 25/10/2007).



[1] Forte North, para os ingleses 
[2] Funasa – Fundação Nacional da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário