13.10.16

29 DE OUTUBRO


1956. Macapá. Olaria Territorial 

1945 – Chega  pela primeira vez a Macapá, Bellarmino Paraense de Barros.

1953 – O jornalista Meira Mattos, do Jornal do Brasil, Rio, comenta sobre as figuras esquecidas de Joaquim Caetano da Silva e Barão do Rio Branco.

1956. Macapá. O comerciante Francisco Augusto dos Santos (Seu Chicó) monta a Serraria Santos, na Doca da Fortaleza.

1978 – Falece em Belo Horizonte, o médico Salomão Levy, que em Macapá exerceu diversos cargos públicos, como presidente da LBA, organizador e chefe do Posto de Puericultura Iracema Carvão Nunes, médico da Divisão de Saúde e chefe do Serviço de Assistência à Maternidade e Infância. Vivia em Belo Horizonte, aposentado.

1991. Pelo decreto federal nº 298/91, é delimitada a Área Indígena Uaçá, abrangendo uma área de 470.164 km2,no município de Oiapoque.

2007 – A Assembléia Legislativa do Estado aprova, por unanimidade, o projeto de lei do deputado estadual Manuel Brasil (PMN), que institui o Plano Emergencial para Restauração, Conservação e Proteção de Serra do Navio. A iniciativa, que aguarda posicionamento do Poder Executivo, também cria o Fundo Integrado para Proteção,Desenvolvimento Econômico e Social dos Municipios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari.  Segundo o autor do projeto, o Plano Emergencial se destina exclusivamente à restauração, conservação e proteção da vila, hoje parcialmente destruída. .
O novo Fundo, também aprovado na AL, será administrado por um conselho, presidido pelo Secretario Especial de Desenvolvimento Econômico e integrado por representantes das perfeituras, Camaras de Vereadores das cidades, secretarias estaduais de Turismo, Industria e Comercio, Educação, Cultura e Lazer, Infra estrugura, Agricultura, Ciencia e Tecnologia, Meio Ambiente e da Saúde, além de empresas que explorem recursos minerais não renováveis dos municípios. (Jornal A Gazeta, terça-feira 30/10/2007).

2007. A Sociedade de Arqueologia Brasileira agracia o IEPA[1] com o Premio Nacional Jovem Arqueólogo 2007. A entrega da premiação foi em Florianópolis (SC), durante o XIV Congresso da referida instituição. A instituição do premio foi em razão dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos arqueólogos João Saldanha e Mariana Petry Cabral no Sitio Arqueológico de Calçoene, que ganhou destaque internacional por ser considerado o maior observatório astronômico conhecido do Brasil Pré-Colonial.




[1] IEPA – Instituto de Pesquisas Cientificas eTecnológicas do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário