1.10.16

2 DE OUTUBRO



Banda de Música Oscar Santos

1728 – Nasce em Mântova (Itália), o engenheiro Henrique Antonio Galúcio, o futuro responsável técnico dos trabalhos de construção da Fortaleza de São José de Macapá.

1858 – Falece Francisco José de Souza Soares de Andréia, o Barão de Caçapava, aos 77 anos.

1960 – É ampliada em Macapá a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro de mesmo nome (antigo Igarapé das Mulheres), pelo padre Ângelo Bubani, e reinaugurada pelo bispo Aristides Piróvano, nesta data. Ver 08.12.1958 e 27.06.1970. (Bubani, Ângelo – Notícias da Diocese de Macapá – Pág. 66).

2000 –  O Procurador Geral do Estado, João Batista da Silva Plácido, é preso por ordem do vice-presidente do TRE do Estado, Mário Gurtyév, sob alegação de que estaria distribuindo tíquetes de combustível em postos de gasolina. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maurício Corrêa, concedeu habeas-corpus no mesmo dia, em favor do procurador-geral, justificando que a prisão do procurador-geral foi ilegal porque não havia “ordem judicial devidamente oficializada” que a autorizasse. A concessão e habeas-corpus em favor do procurador-geral acirra ainda mais os ânimos do Poder Judiciário do Estado, contra o Governador João Capiberibe.

2000 - O engenheiro civil de 44 anos, João Henrique Pimentel, candidato à prefeitura de Macapá, apoiado pelo governador João Alberto Capiberibe, João Henrique Pimentel (PSB), vence as eleições, derrotando seu adversário João Bosco Papaléo Paes (PTB). João Henrique conquistou 34,12% (42.681 votos) contra 33,79% de Papaléo Paes (42.266 votos). Este episódio veio radicalizar ainda mais a luta da oposição, principalmente do deputado federal Sérgio Barcellos, filho de Anníbal Barcellos, que disputava reeleição. Barcellos conseguiu apenas 12,45% dos votos (15.573), ficando em terceiro lugar. O deputado estadual Rosemiro Rocha (PL) e o ex-deputado estadual Milton Rodrigues, arrolados na CPI do Narcotráfico, são eleitos para as prefeituras de Santana e Oiapoque, respectivamente.

02 de outubro de 2003. França. É assinado acordo de parceria entre o Governo do Amapá e a G. Francesa, para facilitar o intercâmbio e troca de experiência entre estudantes e profissionais dos dois lados. Protocolo de cooperação prevê que os estagiários poderão solicitar um subsidio regional para o deslocamento até a empresa de origem do estágio profissional, além do que as despesas de alojamento deverão ser assegura pela região anfitriã.


2006 – Waldez Góes se reelege pelo PDT, Governador do Estado do Amapá, com 53,6% dos votos, derrotando João Alberto Capiberibe. O senador José Sarney também consegue se reeleger no Senado, derrotando Cristina Almeida, que tinha o apoio de Capiberibe.

2007. Pela Lei Estadual nº 1.125/2007, a Escola de Música Walkiria Lima tem sua denominação mudada para Centro de Educação Profissional em Música Walkiria Lima. A mudança de nomenclatura e a transformação em CEP possibilitará ao MEC, em parceria com o Governo do Estado, viabilizar a reforma e ampliação da estrutura física, a aquisição de equipamentos e a formação continuada do corpo docente do CEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário