13.10.16

26 DE OUTUBRO


1956. Transmissão de cargo do Governo do Amapá, de Janary Nunes a Amilcar Pereira.

1629. Chega à fortificação/aldeia de Mariocai (10 anos depois, Vila de Gurupá), o capitão Pedro Teixeira com as tropas, que há dois dias antes havia rendido os soldados ocupantes do Forte do Torrego, e com os prisioneiros ingleses. O capitão North, que trazia reforços para seus aliados em dois navios maiores, um patacho e três lanchas, tenta um desembarque, mas sem sucesso. Os ingleses, então, constroem o Forte de Cumaú, que só será conquistado pelos portugueses em 9 de julho de 1632.[1]

1762 – O comandante da Praça de Macapá, coronel Nuno da Cunha Ataíde Verona, remete ao governador do Pará instruções sobre o funcionamento da Vigia (fortificação) do Curiaú.

1895 – O jornal paraense O Democrata estampa artigo do Jornal do Commercio, de Recife, afirmando que as últimas notícias recebidas da França não revelavam idéias belicosas contra o Brasil. Tanto assim, que Charvein fora exonerado. Alguns oficiais e soldados só não foram condenados – diz o jornal – “pelo dever do governo de recompensar a disciplina das tropas sacrificadas pela leviandade do governador demitido”.

1969 – Acontece a Segunda Individual de Artes Plástica de Olivar Cunha, no salão da ACIA (Associação Comercial e Industrial do Amapá).

1978 – Macapá. É criada a Biblioteca Manuel Nunes Pereira, do Sesc, em Macapá, devidamente registrada no Instituto Nacional do Livro.

2000 – Por não compactuar com o grupo dos parlamentares da AL que fazem oposição ao governador Capiberibe, o deputado Manoel Brasil (PTB) perdeu o cargo que ocupava como primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. O afastamento de Brasil é o primeiro passo para afastar, também, o vice-presidente Alexandre Torrinha (PDT). Para o lugar de Manoel Brasil foi eleito o deputado Hildo Fonseca.

26 de outubro de 2005. Conclusão do prédio do Cento Sócio-Educativo de Internação (Cesein), em Macapá, na rua Jovino Dinoá 3807, no Beirol. A Unidade Operacional da FCria trabalha no atendimento aos adolescentes que cumprem medida sócio-educativa de internação.


2007. Santana. A Policia Civil identifica, através de pesquisa, 118 bocas de fumo de narcotraficantes em Santana. Segundo a pesquisa da PC, os bairros mais violentos de Santana são a Área Portuária, Centro e Paraiso. O levantamento revela também que Santana, por ser um município portuário, acaba servindo como dormitório de bandidos que muitas vezes estão em situação de fuga. (Jornal Diário do Amapá, quinta-feira, 26/10/2007).



[1] .RIO BRANCO, Efemérides... Pág.  501

Nenhum comentário:

Postar um comentário