1.10.16

1 DE OUTUBRO



1610. Uma carta reconhece os direitos de La Ravardière, seu lugar-tenente geral nas terras da América, desde o rio das Amazonas até a Ilha da Trindade, que “teria feito duas viagens às Índios para descobrir portos e rios próprios para abordar e estabelecer colônias, o que teria tão felizmente sucedido que, tendo chegado naquelas bandas, tinha facilmente disposto os habitantes das ilhas do Maranhão e da terra fieme adjacente vista por ele tupinambás, tabajaras e outros a buscar nossa proteção.” [1] Para obter os recursos necessários ao seu regresso ao Brasill, ele cria uma companhia financeira e, finalmente se associa a François de Rasily, nobre da região de Tours, visinha ao seu Poitiers. A associação é aprovada por decreto de 1611.

1921 – O general Clodoaldo da Fonseca, do Departamento Militar de Fronteiras do Oiapoque, envia um ofício ao Quartel-General de Belém, agradecendo o envio dos recursos para salvar os soldados enfermos (e os presos políticos?) do Departamento Militar de Fronteiras, em Oiapoque.

1943 -  Entra em vigor o decreto-lei nº 5.812, de 13 de setembro de 1943, que cria, entre outros, o Território Federal do Amapá. (Para fazer cumprir o artigo 4º do referido decreto).

1950 – Chega o professor Antenor Epifânio Martins (mestre Epifânio) pela primeira vez em Macapá.

1963 – Macapá sedia a VI Conferência Geológica das Guianas, com a participação de delegações do Brasil, República Guiana, Guiana Francesa, Venezuela e Suriname.

1991. O governador Annibal Barcellos assina decreto de nº 181/91, cria o IEPA – Instituto de Estudos e Pesquisas do Amapá, vinculando-o à Seplan – Secretaria de Estado do Planejamento.

2005. Pela Lei Estadual nº 935, de 3 de novembro de 2005, é instituído o dia 1º de outubro como Dia Estadual do Vereador.



[1] (Pianzola, 45).

Nenhum comentário:

Postar um comentário