1.10.16

10 DE OUTUBRO


1955. Promotor Hildemar Maia em campanha politica

1851 – Nas seções de 10 e 24 de outubro, do Instituto Histórico e Geografico Brasileiro, diante do imperador D. Pedro II, o doutor em medicina Joaquim Caetano da Silva faz a leitura de uma pequena memória: Memória sobre os limites do Brasil com a Guiana Francesa, conforme o sentido exato do artigo oitavo do Tratado de Utrecht. Desde 1850, o gaúcho Joaquim Caetano da Silva (1810-1873) havia se dedicado a estudar a questão do Oiapoque e da fronteira com a Guiana Francesa.

1953 – Uma companhia norte-americana lança um filme sobre o Amapá, intitulado Pororoca, focalizando a vida de garimpeiros e seringueiros.

1980 – É fundada em Macapá a Associação Amapaense de Odontologia, pelos odontólogos Almiro Vieira, Conceição Capiberibe, Deuzucélia Góes, Edna Diniz, Francisco Costeira e Francisco Miccione. A primeira providência da nova instituilção profissional foi a realização, em Macapá, de um curso de Reabilitação Oral, ministrado pelo professor Dagoberto Sinimbu, com mestrado na USP.

1987 – Sai em Macapá o número zero do Jornal Tropical, editado pela Editora Jornal da Serra. Fundador: Sérgio Borges. Tiragem: mil exemplares.

2002 – Sai o primeiro número do jornal A Gazeta, sob a direção de Sillas Assis Junior, filho do jornalista Silas Assis.


2011. Os caixas escolares passam a ser fiscalizados pela Auditoria Geral do Estado do Amapá (AGE), para verificar o cumprimento das normas que regulam a prestação de contas das caixas escolares, sobretudo se a prestação está em local visível e de fácil acesso à comunidade. A ação integra a segunda etapa do projeto “Caixas Escolares: Controle e Transparência”, que visa buscar o cumprimento da lei que rege as caixas escolares. “Todas as escolas estaduais devem expor em local visível o valor do recurso recebido pela caixa escolar, além do investimento feito, gerando assim a prestação de contas à sociedade”, conclui o diretor Arionildo Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário