15.5.16

30 de Maio


1954. Macapá. Cadeia Pública (Av. Presidente Vargas, entre as ruas São José e Cândido Mendes - Praça Veiga Cabral). 

1639 - Bento Maciel Parente toma  posse da Capitania do Cabo  do Norte, doada a ele, pelo rei da Espanha, em 14 de junho de 1637. (Rio Branco, Efemérides).

1895 – O jornal A Província do Pará relata a invasão dos franceses ao comando do capitão Lunier, ao município de Amapá. Nesta mesma data o governador  do Pará expede telegrama ao ministro do Exterior, relatando os acontecimentos ocorridos na vila em 15 de maio de 1895. 

1921 – O Rio Jornal publica artigo do governador do Pará, Lauro Sodré, sobre a administração de Gentil Norberto frente à colonização do Oiapoque.

1950. A Unidade Sanitária Mista de Macapa, inaugurada em 28 de março de 1946, passa a ser denominada Hospital Geral de Macapá, com novo prédio funcionando no local do atual Hospital de Clínicas Alberto Lima.

  1952 - É realizada a primeira sessão do Tribunal do Júri da comarca de Mazagão, sob a presidência do juiz de Direito Jarbas Amorim Cavalcante; promotor: Aurélio Távora Buarque; advogado de defesa do réu: Lauro Sodré Gomes; jurados: Manoel do Espírito Santo Barbosa, Francisco Valente Barreto, Mateus da Costa Carvalho, João Pereira da Silva Carmo, José Barreto de Souza, Hermenegildo Coutinho Cardoso, Helena de Almeida Guimarães e Tarcílio Aires de Aleluia. O réu foi Antonio Leite Aragão. Sentença: pena de reclusão por nove anos.[1]

  2001 – A Assembleia Legislativa do Estado aprova projeto do deputado estadual Randolfe Rodrigues criando a Comissão de Direitos da Pessoa Humana, para atuar, juntamente com outros orgãos estaduais, no combate à violência e no respeito aos direitos dos cidadãos no Amapá.



[1] Livro de Atas das Sessões do Tribunal do Júri da Comarca de Mazagão. Folhas 2 a 5. Arquivado no Departamento Jurídico do Tribunal de Justiça do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário