6.5.16

14 de Maio

Macapá 1952. Alunos do Colégio Amapaense

1833 – Durante sessão do Conselho do Governo da Província do Grão-Pará, e em obediência à resolução do Conselho, é criado o termo de São José de Macapá, compreendendo a vila d e São José e  a freguesia de Regeneração (Mazagão). Com isso, é extinta a vila e suprimido o nome de Mazagão, que passa a se chamar Regeneração. Ver 15 de maio de 1833.

1920 – O jornal O IMPARCIAL, do Acre, publica declarações do deputado Souza Castro, na Câmara Federal, a respeito da colonização do Oiapoque.

1993 – É aprovado o Regime Jurídico Único dos servidores públicos Civis do Estado do Amapá, das autarquias e fundações públicas estaduais.

2001 – O jornal O Estado de S. Paulo publica reportagem sobre o Amapá, focalizando o  Arquipelago do Bailique.

2002 – Os servidores do extinto Ipesap realizam, na Praça da Bandeira, manifestação contra a decisão judicial que anulou os repasses dos servidores para o quadro público estadual. Ver 10 de maio de 2002. (Jornal do Dia, 14 de maio de 2002)

2002 – A Policia Militar do Amapá cria um grupo de auto-ajuda denominado “Policiais Militares Resgatando os Valores da Vida”, com o objetivo de buscar, através do esporte, e do desenvolvimento espiritual, melhorar o relacionamento desses policiais com eles próprios, com a familia, com os colegas e com a comunidade.  O programa conta com duas psicólogas, uma assistente social e um oficial. O primeiro grupo conta com 15 policiais.

2006. O governo francês, através do Conselho de Ministros,  aprova o projeto de construção da ponte sobre o Rio Oiapoque, ligando o Amapá (pelo Oiapoque) à Guiana Francesa (por Saint Georges).


2010. 14 e 15 de maio. Macapá. Realização da I Jornada de Traumatologia, do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral de Macapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário