6.5.16

15 de Maio


1953. Macapá. Expo Feira do Amapá

1638. A Coroa espanhola expede uma Carta-Régia, estabelecendo a libertação de todos os índios escravizados pelos colonos portugueses (Serafim Leite, S.J, História da Companhia de Jesus no Brasil, Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1943, volume III).

1664 -  Retida com os holandeses desde 1656, Cayenne é  retomada  pelo capitão Lefebure de La Barre. Como La Ravardière (Daniel de La Touche),  ele tinha o título delientenant-gèneral du Rois e era chefe da Compagnie de La France Equinoxiale criada seis meses antes.

 1684 – Chega de Lisboa o novo governador do Maranhão: Gomes Freire de Andrade. De grande autoridade, ele consegue acabar com a revolta do Maranhão, levando à forca os principais líderes: Manoel Beckmann e Jorge Sampaio.

 1824 – A Junta Governativa de Santarém envia novas instruções ao governo militar de Macapá, sobre o combate aos cabanos nessa região.

 1833 – Convocada pela Câmara, reúne-se a população de Mazagão em sessão solene para protestar contra o ato assinado em 14 de maio de 1833, pelo governador do Pará, que extinguiu a vila de Mazagão e seu nome, substituindo-o por Regeneração. Ver 27 setembro 1833.

 1895 – O capitão Lunier chega à vila de Amapá, na canhoneira Bengali, com 80 solados, divididos em dois francos. Os brasileiros, em número de 14, guiados por Francisco Xavier da Veiga Cabral (Cabralzinho), conseguem resistir, ajudados pela maré baixa que, ameaçando encalhar o Bengali, força os franceses a baterem em retirada duas horas depois, deixando um saldo de 36 mortos e vários feridos, entre mulheres, velhos e crianças.

 1903 – A paróquia de Mazagão passa a pertencer à Prelazia de Santarém.

1937. Futebol. Nasce em Óbidos-PA, SAVINO (José Figueiredo de Souza), ex-jogador  e ex-arbitro de futebol, além de professor de Educação Física.[1]

 1946 – Em Mazagão, é realizada a Segunda Campanha de Dedetização contra a Malária, atingindo 71 casas. A primeira aconteceu em Macapá, em 21 de fevereiro de 1946.

 1948 – É inaugurada em Mazagão, a Unidade Sanitária Mista.

 1951 -  Floriano Waldeck (Floriano d’Horta Lessa Waldeck) ingressa no quadro de funcionários do Governo do Amapá como delegado de policia de Amapá. Ver 13 de março de 1962.

1963.  É fundado em Macapá o Ypiranga Clube, por jovens desportistas ligados à Juventude Oratoriana do Trem (Jot), por iniciativa do padre Vitório Galliani.

1964 – O general Luiz Mendes da Silva toma posse no governo do Território Federal do Amapá, em substituição ao governador Terêncio Furtado de Mendonça Porto.

 1967 – O portugues Antonio da Silva Pereira (o Antonio Português) instala em Macapá, no bairro do Trem, a Sorveteria Santa  Helena.

1970 – Em cumprimento ao decreto-lei nº 411, de 8 de janeiro de 1969, o governador do Amapá estabelece uma nova composição administrativa do governo, ficando assim constituídas as secretarias: S. de Economia, Agricultura e Colonização (SEAC), S. de Educação, Saúde e Serviços Sociais (SESSS), S. de Obras Públicas (SOP), S. de Administração e Finanças  (SAF), S. de Segurança Pública (Segup) e Assessoria de Planejamento e Coordenação Geral (Asplan).

 1986 – É reconstituída em Macapá a Uecsa (União dos Estudantes dos Cursos Secundaristas do Amapá), fundada em 2 de julho de 1952, mas extinta em 1964 pelo golpe militar.

 1991  - O decreto nº 69, do governo do Amapá, dispõe sobre a Organização e Divisão Judiciária do Estado do Amapá. Ver documento em Amapá, Registros Históricos.

1991. Pelo decreto nº 70,  do Governo do Amapá, são criados cargos e funções e a organização dos quadros de pessoal e planos de carreira do Poder Judiciário Estadual, composto de 22 juizes de Direito de Terceira Entrância, quatro Juizes de Direito Auxiliares, oito Juizes de Segunda Entrância, 12 juizes de Primeira Entrância e seis juizes de Direitos Substitutos.

1996. É instalada no Amapá a Primeira Turma Recursal dos Juizados Especiais, criados em 1º de fevereiro de 1996, destina a julgar recursos interpostos contra decisões dos Juizados Especiais, Civeis e Criminais, de todas as comarcas de Macapá.[2]

2001. A Universidade Federal do Amapá (Unifap) assina convênio com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com a finalidade de trazer médicos de Cuba para treinarem os profissionais do Amapá que irão atuar no programa Médico da Família.

2002 – Ricardo Tavares Colares, assassino do velejador neozelandês Peter Blake, é transferido para a Penitenciaria de Segurança Máxima do Estado do Acre. A transferência aconteceu depois de uma solicitação, feita pelo Procurador Geral da Republica, Manuel Pastana, que pediu providências junto ao Ministério da Justiça, depois das ameaças de fugas feitas pelo detento, que ainda aguarda julgamento no Complexo Penitenciário (Copen) do Amapá.

2002 – Macapá. 38 médicos cubanos estão em Macapá, para trabalhar no interior do Estado, no programa “Médico da Familia”. Eles terminaram os treinamentos iniciais. A vinda deles, embora tenha sido por mei de convênios firmados entre o Governo do Estado e o de Cuba, está causando polêmica com o Conselho Regional de Medicina, em razão do Governo do Estado não ter comunicado oficialmente a vinda deles à instituição no Amapá.



[1] GARCIA, Leonai, 2009:131
[2] Tribunal de Justiça do Amapá. Relatorio da Presidência 1995/1007. Pág.  5

Nenhum comentário:

Postar um comentário